“Se mais países levantarem dúvidas sobre 5G haverá oportunidades para outras empresas”

5G, MWC, redes móveis
Foto: REUTERS/Sergio Perez

Ex-conselheiro da FCC acredita em oportunidades de negócio para novos concorrentes no 5G, “se mais países levantarem dúvidas” sobre segurança.

Nathan Leamer é atualmente vice-presidente da Targeted Victory, agência americana de relações públicas. Até há bem pouco tempo, trabalhava diretamente com Ajit Pai, chairman da FCC, a entidade que regula o mercado das telecomunicações nos EUA. O chairman da FCC já tinha passado por Portugal, em fevereiro deste ano, num encontro promovido pela Embaixada dos Estados Unidos em Portugal. Na altura, a mensagem era clara: convencer Portugal a não utilizar fabricantes chineses como a Huawei na futura infraestrutura de 5G.

“Fui convidado pelo Departamento de Estado para vir a Portugal partilhar os meus conhecimentos sobre a área do 5G”, explica Nathan Leamer, durante um encontro com a imprensa portuguesa. “Sei que é um tema muito quente agora e, embora a minha perspetiva seja mais americana, tenho uma ideia daquilo que está a acontecer a nível internacional”, assegura.

Sobre o panorama do 5G em Portugal, explica que tem vindo a “aperceber-se de que há um esforço conjunto, de vários atores, em preparar o país para o 5G”. Ainda assim, aponta que “países como Portugal estão a tentar encontrar um equilíbrio: são próximos dos americanos e da forma como fazemos as coisas, mas também fazem negócios com países que têm uma abordagem diferente da nossa”, referindo-se a empresas chinesas como a Huawei.

Leia também | EUA pressionam Portugal para excluir Huawei da infraestrutura 5G

Questionado sobre as preocupações na infraestrutura 5G, num cenário de guerra comercial entre Estados Unidos e China, com direito a já vários episódios, Leamer não resiste a uma comparação. “A tecnologia 5G é como uma bicicleta super rápida – mas quando se tem uma bicicleta desse género também há que garantir que todos os componentes funcionam bem e que não há vulnerabilidades ou desalinhos. Se alguma coisa estiver desalinhada vai resultar em acidentes ou outros problemas”.

Destacando a importância de uma infraestrutura de redes móveis de quinta geração, que prometem a multiplicação das atuais velocidades de internet móvel, o especialista norte-americano sublinha que é preciso “levantar dúvidas” sobre a segurança.

Acho que quando se pensa numa infraestrutrura que vai ter um papel tão importante na nossa vida temos de garantir que a tecnologia não tem vulnerabilidades ou backdoors ou oportunidades para que outros atores tenham influência ou a oportunidade para minar a nossa privacidade, segurança e bem-estar do consumidor”.

Para Nathan Leamer, “empresas como a ZTE ou a Huawei têm produtos que não são responsabilizados, em que não se sabe aquilo que está para lá da cortina”. “Quando estamos a falar de informação sensível, que todos temos nos nossos telefones ou que vamos usar na área da telemedicina ou outras aplicações, acho que isto levanta questões sérias e é importante para os legisladores estarem preocupados”, aponta o norte-americano.

Sublinhando que “não são só os legisladores americanos a mostrar estas preocupações, mas também os inovadores americanos”, Nathan Leamer afirma que a preocupação com a segurança da infraestrutura de rede 5G “não é uma conversa só de democratas ou de republicanos, é uma conversa transversal no mundo tecnológico.

Leia também | “A regulação anterior sobre o Facebook e Google era tola. Vamos garantir a privacidade”

“Queremos mesmo convidar, através deste sistema, [empresas] a inserirem-se no nosso núcleo da nossa infraestrutura de internet?”, questiona Leamer. Na visão do responsável da Targeted Victory, existe espaço para novos concorrentes no mercado – especialmente se “mais países e entidades levantarem questões” e “tiverem dúvidas” sobre o 5G.

“Se houver mais países e entidades a levantar questões, ter dúvidas, isso gera oportunidades para acionistas, investidores e para outras empresas”, garante Leamer. “Sim, só há alguns concorrentes no mercado atual [de infraestrutura de rede], mas podem surgir novos concorrentes se se criar um ambiente onde mais países tomem uma posição sobre situações de vulnerabilidade, isso é uma oportunidade”.

Recentemente, a Huawei revelou que estaria disposta a licenciar a sua tecnologia de 5G a uma empresa norte-americana. Sobre este possível cenário, Nathan Leamer mostra curiosidade mas explica que “ficaria muito preocupado” com possíveis negociações do género. “Ficaria curioso se isso acontecesse e não sei se alguma companhia americana aceitaria isso”. Por outro lado, aponta uma vantagem: “isso deixaria [a Huawei] exposta a um maior escrutínio, permitiria abrir os livros, se houvesse um acordo de licenciamento”.

“Se isso acontecesse mesmo, abriria a empresa a uma maior investigação e responsabilização por parte de entidades americanas, como a FTC (Federal Trade Comission) ou a FCC (Federal Communications Commission)”, destaca.

Na agenda de Leamer em Portugal estão ainda passagens pela zona norte do país, para encontros com “académicos e inovadores”. Esta segunda-feira, durante um evento da Câmara de Comércio americana, Leamer já tinha pedido aos operadores de telecomunicações que pensassem “criticamente” nas questões de segurança da infraestrutura 5G.

EUA adicionam tecnológicas chinesas de inteligência artificial à “lista negra” comercial