Geely e Mercedes vão investir 780 milhões na criação de veículos elétricos

Foto: REUTERS/Michaela Rehle

Geely, dona da Volvo, e a Mercedes-Benz anunciaram um investimento conjunto de 780 milhões de dólares, que será dedicado ao desenvolvimento de veículos elétricos.

As duas empresas anunciaram a joint venture esta quarta-feira, noticia a agência Reuters. As fabricantes de automóveis vão dedicar 780 milhões de dólares (cerca de 700 milhões de euros) à criação de um veículo “premium, inteligente e elétrico”, que será desenvolvido sob a alçada da Smart, uma das marcas do grupo Mercedes.

Esta joint venture, que ficará sediada na China, já terá recebido a aprovação dos reguladores de mercado, notam as empresas no comunicado conjunto.

Segundo a informação avançada, este novo veículo focado na mobilidade elétrica será desenvolvido aproveitando as capacidades de manufatura na China e as operações de vendas na China e Alemanha.

Leia também | Volkswagen quer investir 60 mil milhões de euros no “futuro da mobilidade”

O investimento, que será feito em partes iguais, implica ainda que desenvolvimento a nível de engenharia fique a cargo do grupo Geely e que o design e aspeto do veículo seja feito pela Mercedes.

Atualmente, o grupo Geely é dono da marca de automóveis Volvo, comprada em 2010 à americana Ford. A chinesa Geely é também dona de uma participação de 9,7% na Daimler, a empresa-mãe da Mercedes. É também desde 2018, ano da aquisição dessa participação, que as duas empresas estão juntas no desenvolvimento de um serviço de mobilidade na China, criado com o intuito de competir com o domínio do serviço Didi naquele mercado.

Táxi aéreo da Volocopter recebe financiamento da Daimler e da Geely