Volkswagen quer investir 60 mil milhões de euros no “futuro da mobilidade”

Volkswagen, sede Alemanha
Sede da Volkswagen em Wolfsburg, Alemanha. REUTERS/Fabian Bimmer

A fabricante alemã anunciou esta semana que pretende investir 60 mil milhões de euros, até 2024, para desenvolver soluções de mobilidade elétrica.

A Volkswagen, que tem sob a sua alçada várias marcas automóveis, anunciou um investimento multimilionário para aquilo que acredita ser “o futuro” da mobilidade. Até 2024, a empresa quer investir 60 mil milhões de euros para o desenvolvimento de novas soluções, que possam assegurar a transição para o patamar elétrico.

Deste valor, mais de metade do investimento será dedicado à mobilidade elétrica (33 mil milhões de euros) e os restantes 27 mil milhões de euros vão ser canalizados para o desenvolvimento de soluções híbridas e digitalização, indica a empresa, em comunicado.

Leia também | Boeing junta-se à Porsche para desenvolver carro-voador

“Este valor representa mais de 40% dos investimentos da empresa em ativos e todos os custos de pesquisa e desenvolvimento estão incluídos para este período”, é possível ler no comunicado do grupo, onde é ainda indicado que se trata de um aumento de 16 mil milhões de euros, em relação ao plano anterior.

Além do orçamento para os próximos cinco anos, a Volkswagen indica ainda que está disposta a lançar 75 modelos elétricos e 60 veículos híbridos, até 2029. No comunicado, a empresa indica que o número projetado de veículos elétricos também aumentou, passando para os 26 milhões de veículos.

Leia também | NASA mostra protótipo de avião totalmente elétrico

Relativamente às localizações de produção destes novos veículos, o plano da Volkswagen indica que os veículos elétricos serão fabricados entre a República Checa, Estados Unidos e China, nas localizações de Mlada BoleslavChattanoogaFoshan e Anting. Os restantes veículos têm produção indicada dentro da Alemanha, nas “fábricas de ZwickauEmdenHannoverZuffenhausen e Dresden”.

Como será a mobilidade nas cidades em 2030? Continental faz futurismo