Tecnológica espera lançar o produto final no próximo ano. Maior versatilidade e portabilidade são os dois grandes pontos a favor.

Depois dos smartphones com ecrãs dobráveis, agora chega-nos o primeiro computador portátil com um ecrã que pode ser dobrado. O dispositivo foi criado pela Lenovo e apresentado esta terça-feira nos EUA, num dos grandes eventos anuais da empresa.

Quando está aberto, o ecrã tem 13,3 polegadas de tamanho, semelhante ao dos portáteis tradicionais. Quando está fechado, o equipamento fica sensivelmente com o tamanho de um livro e pesa cerca de 900 gramas.

Uma das vantagens da flexibilidade deste equipamento é que ao ser dobrado – mas não por completo -, o dispositivo fica com uma curvatura que permite usar a parte inferior como teclado digital e a parte superior como ecrã para os conteúdos. Quem preferir pode emparelhar um teclado externo e usar o ecrã totalmente aberto.

Em termos de tecnologia, o ecrã tem uma resolução de 2.048 píxeis na horizontal, usa tecnologia OLED e uma cobertura plástica. O painel será produzido pela LG, segundo avança a publicação The Verge.

Leia também | O televisor dobrável da LG é real e pode ser comprado já nos próximos meses

Ainda são escassas as informações sobre este computador da Lenovo: sabe-se que vai ter processador da Intel, mas não se sabe qual o modelo; também não é conhecido todo o ‘cardápio’ de especificações técnicas, como memória RAM ou autonomia; e também não foi revelado um intervalo de preço para o dispositivo.

Confirmado está a escolha do sistema operativo Windows para alimentar o portátil de ecrã dobrável.

A apresentação desta nova categoria de computador surge numa altura em que o smartphone de ecrã dobrável da Samsung foi adiado devido a problemas no painel principal do telemóvel.

Fino, inovador e… dobrável. Primeiras impressões do Huawei Mate X