Naim Mu-so 2. O som que faltava ao seu novo televisor 4K

Naim Mu-so 2 som
Naim Mu-so 2

Testámos um sistema de som tudo-em-um premiado, capaz de fazer a diferença para quem ter o melhor experiência no seu televisor 4K.

Texto e fotos: Fernando Marques

Ver um filme com uma excelente qualidade de imagem pode ser uma grande desilusão? Sim, porque o som dos televisores é, normalmente, medíocre. É uma questão física, por mais voltas que os fabricantes deem, o som destes aparelhos nunca é muito convincente.

Cinco anos depois do lançamento do sistema wireless tudo-em-um, a Naim volta ao estirador e desenha algo exatamente igual? O diabo está nos detalhes e, neste caso, é bem mais do que isso. Embora por fora pareça ser igual ao original, a Naim garante que 95 por cento do Mu-so 2 é novo. Prémio EISA 2019-2020 na categoria sistema tudo-em-um, a segunda geração da Mu-so promete, não só melhorar, significativamente, o som do seu televisor, como tornar o seu sistema preferido para ouvir música.

Não acredita? É mesmo preciso ouvir para crer, apesar de não descodificar Dolby ou DTS, o som da sua série ou filme preferidos vai melhorar exponencialmente. Para facilitar as coisas, a Naim integrou a ligação HDMI com suporte ARC (canal de retorno de áudio), na prática permite que com apenas um cabo HDMI tenhamos não só vídeo, mas também áudio digital com descodificação PCM. Continuamos a ter uma porta de rede 10/100, mas a placa de rede wi-fi foi atualizada para uma nova versão com suporte dual-band (2,4 e 5 GHz), que convenhamos é a forma mais prática de usar um aparelho destes, tirando partido das suas múltiplas opções de streaming.

Podemos fazê-lo a partir de um servidor na rede local, de um disco USB, Bluetooth, Air Play 2 ou Chromecast. Os formatos suportados podem ser WAV, FLAC ou até DSD, com uma resolução até 32 bit e frequência de amostragem até 384 kHz. No entanto, desconfiamos que a opção generalizada para ouvir música será através das plataformas mais comuns como o Spotify Connect, o TuneIn (rádio a partir da Internet) diretamente da app da Naim, ou até mesmo o Tidal, apesar de ainda não suportar o formato MQA (Qualidade Master Autenticada).

O alumínio continua a ser o material escolhido para a estrutura que está mais rígida, mas mesmo assim, no interior conseguiu-se mais espaço (13%) em relação ao modelo anterior, de forma a albergar os novos altifalantes, desenhados especificamente pela empresa-irmã Focal. O Mu-so 2 está também mais potente, agora com 475 watt (mais 25 watt do que a versão original) passa a contar com um DSP (processador digital de som) muito mais rápido, dois mil milhões de instruções por segundo contra as 150 MIPS na primeira geração. O que permite que a adaptação do som produzido seja o adequado à sala em que está a ser ouvido, muito útil se o Mu-so 2 estiver colocado junto a uma parede ou a um canto da sala.

A operação do sistema pode ser feita localmente na roda multifunções com sensor de proximidade, com o comando à distância ou através da app da Naim. Em modo isolado ou integrado num sistema multi-sala, desde que as colunas espalhadas pela casa permitam fazê-lo. Se, há cinco anos, a Naim surpreendia o mercado com a primeira versão do Mu-so, a concorrência não ficou a dormir propondo sistemas semelhantes.

Teria sido, porventura, mais fácil para a marca fazer uma ligeira atualização e continuaria a ser relevante, mas a verdade é que o Mu-so 2 é de facto um sistema novo e a forma como toca não deixa margem para dúvidas: a textura das cordas do oud (instrumento de cordas usado por músicos árabes e persas), tocado no tema “Opening Day” pelo artista tunisino Anouar Brahem é bastante palpável, assumindo uma experiência de imersão quando entra a bateria de Jack DeJohnette, acompanhada pelo piano de Django Bates e pelo contrabaixo de Dave Holland.

Claro que o palco sonoro é penalizado pelo facto de as origens esquerda e direita estarem tão próximas, mas a recompensa é um sistema tudo-em-um com um design irrepreensível, sóbrio e com um fator WAF (wife acceptance factor) muito elevado – existem grelhas frontais de diferentes cores que podem ser adquiridas em separado.

PVP: 1.499€
Distribuidor: esoterico.pt

XL Games World. Novo evento no mundo dos jogos quer juntar 40 mil pessoas