O Facebook apresentou o seu próximo headset de realidade virtual, o Oculus Quest. A aposta é ambiciosa, já que a empresa quer um gadget sem fios e sem recurso a smartphone ou computador.
O anúncio foi feito durante a conferência Oculus Connect, onde o Facebook apresenta as novidades ligadas à marca Oculus, que comprou em 2014. Aliás, é através da Oculus que o Facebook fez a sua primeira experiência de vendas no mercado de hardware.
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Esta não é a primeira tentativa da empresa nos headsets de realidade virtual – já conta com o Oculus Rift e o Oculus Go debaixo do braço. Mas a aposta agora é diferente, com a Oculus a querer fazer um headset que funcione por si só, sem precisar de recorrer a um smartphone ou computador para funcionar. E tudo isto sem fios, também.
Durante a apresentação, Zuckerberg mostrou também que este headset será controlado através de dois dispositivos que serão usados nas mãos, para acompanhar os movimentos do utilizador. Dispensando o computador e smartphone, este gadget de realidade virtual precisa de outros truques naquilo que a software diz respeito – por isso, a empresa desenvolveu também um novo sistema, chamado Oculus Insight. Segundo a Oculus, são utilizados quatro sensores ultra-wide e algoritmos computacionais que permitem identificar qual é a posição espacial do utilizador em tempo real.
Relativamente a especificações, o Facebook foi parco em palavras, não revelando ainda detalhes sobre o poder de processamento ou armazenamento – sabe-se apenas que haverá uma versão com 64GB.
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Zuckerberg prometeu ainda mais de 50 jogos para quando o lançamento oficial dos Quest, mencionando jogos como Robo Recall, Moss ou The Climb. Representantes da Lucasarts presentes no evento confirmaram também que está a caminho deste headset uma experiência de Star Wars, que estará centrada em ‘Darth Vader’.
Os Oculus Quest chegarão ao mercado algures na primavera de 2019, segundo referiu o Facebook, com preços que rondarão os 399 dólares (340 euros).