A startup londrina Kano sempre teve ideias para conquistar os mais pequenos para o mundo da tecnologia. Desta vez, pede “emprestada” a magia do universo da saga Harry Potter.
A ideia é juntar uma aplicação para smarpthone, tablet, Mac ou PC a uma varinha baseada na bem-sucedida saga literária e cinematográfica, mas que tem mais alguns truques tecnológicos. Os desafios para aprender a linguagem de código também condizem com o hardware da varinha – é pedido que se codifiquem sequências de ações que depois vão produzir feitiços e muito mais.
A varinha é de plástico e também precisa de ser construída: é composta por seis pequenos blocos, cada um com diferentes componentes. A ideia da Kano sempre foi clara – desmistificar os computadores – só que agora ganha outro foco, ao tentar aproximar os mais pequenos da linguagem de código, naquela que já é descrita como a linguagem do futuro. Para o provar, há sempre o exemplo do número de escolas e iniciativas que já contam com programas de código virados especificamente para os mais pequenos.
Citado pelo site Engadget, o fundador e CEO da Kano, Alex Klein, refere que a empresa “está a pegar em narrativas e personagens universais e a deixar as pessoas manipulá-las de uma forma criativa”, enquanto percebem de que forma funcionam dispositivos e, neste caso, a programação.
A narrativa de Harry Potter está toda lá: primeiro é preciso construir a varinha, que depois será usada para controlar a aplicação. Depois, é tempo de começar a trabalhar no perfil do feiticeiro (avatar, roupa) e depois bastará consultar o mapa, que está repleto de localizações icónicas da saga, como Hogsmeade, Hogwarts ou a Floresta Proibida.
Na altura do lançamento, a 1 de outubro, o kit vai apanhar a onda da estreia do novo filme de Monstros Fantásticos, também ligado ao mundo da feitiçaria de Harry Potter, que chegará às salas de cinema em novembro. A Kano promete que este kit terá cerca de 70 desafios para cumprir, com dez desafios adicionais caso o utilizador já tenha o Kano Computer Kit.
Depois de codificar os diferentes feitiços no dispositivo, o utilizador pode testar a qualquer momento o feitiço que fez, utilizando a varinha, que está ligada à app através de Bluetooth. À medida que o utilizador da app vai aprendendo como funciona a lógica da programação por blocos, vai poder personalizar os feitiços.
Por exemplo, ao alterar os valores de programação para conjurar o feitiço ‘Incendio’, é possível adicionar mais ou menos faíscas ou até mudar a cor da chama. A varinha em si não tem uma coluna para que quem joga tenha a banda sonora à altura, mas o tablet ou o PC vão tratar dessa parte.
O kit vai chegar primeiro aos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. Neste momento, já está disponível em pré-venda, com um preço de 99 euros.