OnePlus 7 Pro: o smartphone sem notch, sem moldura e com uma câmara pop-up

Sem notch, sem moldura e com uma câmara frontal que só aparece quando é necessária. Assim é o novo smartphone da OnePlus.

Um ecrã de 6,67 polegadas, com uma considerável área de ecrã e resolução de 3120 x 1140 pixeis. A OnePlus explica que se trata de um “ecrã de nova geração”, a que chamou Fluid AMOLED.

Mas esta não é a única novidade: em comparação com o modelo anterior, o 6T, a funcionalidade Screen Unlock, que permite desbloquear o smartphone tocando no ecrã, tem agora uma área de sensor maior. A ideia é que seja possível desbloquear mais rapidamente o telefone… e acertar mais vezes na área de desbloqueio. 

Uma das crítica apontadas ao modelo anterior era a falta de um LED para indicação de notificações. No 7 Pro, sempre que o ecrã esteja desligado e o utilizador receba uma notificação, surge um quadro de luz, quase como uma espécie de moldura iluminada no ecrã. A marca mostrou como isto funciona através de um tweet.

É também a primeira vez em que a OnePlus aposta numa combinação tripla de câmara, na parte traseira do smartphone. O sensor principal conta com 48 MP e uma abertura de 1.6. A câmara secundária conta com um sensor de 8 MP, com zoom ótico de três vezes e abertura de 2.4. Em palco, na apresentação simultânea entre Londres, Nova Iorque e Bangalore, a marca refere que já conquistou “a segunda maior pontuação do DxOMark  111”. 

Na câmara frontal, também há novidades: a câmara só surge quando é precisa, num sistema ‘pop-up’. Não é a primeira vez que uma marca recorre a este tipo de soluções, que permite poupar espaço quando é preciso reduzir a moldura do telefone.

O OnePlus 7 Pro inclui o processador Snapdragon 855 e contará com 4000 mAh de bateria. Estarão disponíveis três versões tendo em conta a RAM, que varia entre os 6, 8 ou 12 GB.

Além do 7 Pro, há ainda outra versão, numa espécie de versão mais acessível do flagship, quase como se fosse um sucessor do OnePlus 6T, lançado em novembro. O processador utilizado é o mesmo, mas há diferenças: o OnePlus 7 inclui o notch, ainda que seja reduzido, e tem uma câmara dupla.

Os novos smartphones da OnePlus chegam ao mercado a 17 de maio, com preços mais elevados do que tem sido habitual. O OnePlus 7 arranca nos 549 euros e o OnePlus 7 Pro mais barato custa 709 euros.

Não quer gastar muito num smartphone? Estas opções ficam abaixo dos 350 euros