É pouco maior do que um botão e a ideia é que possa ser usado quase como se fosse um ‘clip’ na roupa. A ideia é da La-Roche-Posay, uma das marcas da L’Oréal, e vai monitorizar questões como a exposição aos raios ultravioleta.
Sendo uma marca que tem como objetivo o cuidado da pele, este gadget permitirá perceber quando é que os raios UV estão mais perigosos, para que o utilizador possa tomar alguns cuidados de proteção.
Com pequenas dimensões, este sensor vai recolher a informação sobre a exposição a este tipos de raios, que atravessam as nuvens e materiais como o vidro – pelo que não é preciso haver uma exposição direta ao sol para se estar exposto a este tipo de radiação. A informação recolhida pelo sensor My Skin Track UV – é este o nome do gadget – é depois apresentada numa aplicação de smartphone.
Além deste wearable, a marca também comercializa pequenos autocolantes para acompanhar a exposição ao sol – através do smartphone, é possível ‘ver’ se é preciso reaplicar protetor solar ou não, pelo estado do ‘patch’.
Leia também | Tatuagens eletrónicas ‘made in Coimbra’ vigiam cérebro, coração e emoções
Ao contrário dos gadgets do género, que recorrem a Bluetooth para a partilha dos dados, aqui a comunicação é feita por NFC, o que tem uma vantagem: não é preciso ocupar tanto espaço com a bateria.
A app deste gadget é compatível com os sistemas operativos Android e iOS, mas o local de venda deste produto já está escolhido: as lojas da Apple, mas com a limitação aos Estados Unidos. Também será possível comprar o sensor através do site da marca, por um preço que ronda os 53 euros.
Leia também | Dyson quer lançar um híbrido entre purificador de ar e auscultadores