Huawei promete atualização Android Q para 17 smartphones

Huawei | Android
Foto: REUTERS/Dado Ruvic

Numa altura em que a Huawei prepara uma alternativa ao Android, a empresa passa uma mensagem de confiança para os seus atuais utilizadores.

A Huawei está a atravessar uma fase difícil, devido ao bloqueio decretado pelos EUA, o que levanta muitas dúvidas sobre o futuro do negócio de smartphones da empresa. A própria Huawei já reconheceu que a decisão dos americanos pode ter um impacto de 30 mil milhões de dólares nas suas receitas anuais.

Um dos golpes mais duros que a Huawei recebeu foi o fim dos negócios com a Google – entretanto retomados por um período de 90 dias. Sem a Google, os smartphones da Huawei deixam de receber atualizações do sistema operativo Android e também perdem acesso à loja de aplicações da gigante norte-americana. Isto em equipamentos futuros.

A gigante chinesa voltou a reforçar aquilo que já tinha dito anteriormente: todos aqueles que já tiverem smartphones e tablets da Huawei – ou comprarem os que estão em stock nas lojas – vão continuar a ter atualizações de segurança e também não vão perder acesso às principais aplicações da Google.

Enquanto a situação não fica totalmente resolvida, a Huawei compromete-se a atualizar dezassete smartphones para a próxima grande versão do Android, por agora conhecida como Q e que pode estar a apenas algumas semanas de ser lançada.

De acordo com a própria Huawei, estes são os 17 smartphones que vão receber a próxima versão do Android:

– Huawei P30 Pro
– Huawei P30
– Huawei Mate 20
– Huawei Mate 20 Pro
– Huawei Porsche Design Mate 20 RS
– Huawei P30 lite
– Huawei P smart 2019
– Huawei P smart+ 2019
– Huawei P smart Z
– Huawei Mate 20 X
– Huawei Mate 20 X (5G)
– Huawei P20 Pro
– Huawei P20
– Huawei Mate 10 Pro
– Huawei Porsche Design Mate 10
– Huawei Mate 10
– Huawei Mate 20 Lite

A publicação GSM Arena apurou ainda que também os smartphones Honor 20 lite, Honor 20 e Honor 20 Pro deverão receber o Android Q no futuro, mas esta informação não foi confirmada pela Huawei.

Alternativa da Huawei é 60% mais rápida do que o Android