Nesta galeria pode encontrar sete motivos para não comprar os novos iPhone Xs e iPhone Xs Max | 1. Não têm leitores de impressões digitais. Sim, os novos iPhone têm integrado o sistema de reconhecimento facial Face ID, mas a taxa de reconhecimento ainda não é precisa em 100% dos casos. Além disso, usar o reconhecimento facial quando o smartphone está na mesa não dá grande jeito. Fotos. REUTERS/Shannon Stapleton
2. 2. São smartphones grandes. Ainda há uma franja da população que prefere equipamentos mais pequenos, mesmo que para isso tenha de perder no tamanho do ecrã. No caso dos novos iPhone, dois modelos têm mesmo ecrãs com mais de seis polegadas, o que pode ser muito. Mas atenção: o iPhone acaba por ter uma boa relação tamanho do ecrã-tamanho geral do smartphone.
3. Não tem a liberdade do Android. O sistema operativo da Apple apresenta uma eficiência incomparável em termos de desempenho, mas isso não é tudo na vida. Instalar uma aplicação que não faz parte da loja da Apple é uma missão quase impossível, enquanto no Android demora apenas alguns segundos a fazer. Estude primeiro os serviços que vai querer ter no seu equipamento e depois faça a sua decisão.
4. São caros. Sejamos francos: os iPhone não são baratos e não são acessíveis para uma parte da população. Existem equipamentos, mesmo dentro do ecossistema iOS, que têm preços muitos mais simpáticos. Será que precisa mesmo de ter o último grito da Apple ou o iPhone 7 até cumpre os seus objetivos?
5. Carregamento rápido é um ‘extra’. O iPhone suporta carregamento rápido, mas o carregador que vem de origem não tira o máximo partido desta funcionalidade. Sim, vai ter de comprar um acessório à parte para ter acesso a carregamentos significativos em poucos minutos. A Apple a ser Apple.
6. Quer mesmo aquele notch? Se é verdade que o recorte na parte superior do ecrã tornou-se numa tendência na indústria, também é verdade que existem smartphones topo de gama sem qualquer notch. Basta olhar para o que a Samsung faz nos seus Galaxy S.
7. Não há grandes diferenças para o iPhone X. A Apple descontinuou o iPhone X, o que pode passar uma mensagem de dispositivo ‘ultrapassado’. Mas o dispositivo continua à venda em muitos retalhistas e agora com um preço mais apelativo. Em termos de especificações os novos iPhone ganham, é certo, mas a diferença não é gritante.
Comprar um iPhone é fazer um investimento médio de mil euros. Por isso é importante que esteja consciente de alguns pontos antes de investir na ‘coqueluche’ da Apple.
Com o aproximar da época natalícia, muitos consumidores vão agora começar a ponderar se os novos smartphones da Apple são o equipamento no qual devem investir.
Na galeria em cima reunimos aqueles que são sete pontos negativos associados aos novos equipamentos da marca da maçã. Se forem elementos que valoriza num smartphone, então talvez o melhor seja procurar algumas alternativas – e pode começar já aqui.