Relógios para saber se o seu filho está em perigo ou precisa de falar consigo

Há dispositivos que permitem aos pais criar as chamadas ‘zonas de segurança’ e receber alertas sempre que o equipamento ultrapassa os limites.

Saber onde os filhos estão, se os filhos estão bem e comunicáveis são algumas das principais preocupações dos pais. É por isso que projetos como o ReplyASAP, uma aplicação de comunicação que bloqueia o smartphone dos mais novos e só desliga assim que dão ‘sinais de vida’, são tão populares.

A tecnologia tem-se revelado uma ajuda preciosa na hora de saber se os filhos estão bem. Os relógios com localizadores integrados ou os localizadores independentes, que podem ser colocados nas mochilas e em casacos, estão a tornar-se populares entre os pais.

Leia também | Miúdos portugueses (e os pais) já têm o YouTube Kids

De aspeto colorido e divertido, muitos destes relógios e localizadores parecem-se mais com brinquedos do que com gadgets de alta tecnologia – mas ela está lá. A grande diferença entre relógios e localizadores, é que os primeiros por norma permitem fazer chamadas, enquanto os segundos estão mais focados na questão da localização.

Tenha em atenção que muitos destes dispositivos para funcionarem no pleno das suas capacidades envolvem a subscrição de um serviço de telecomunicações – é o que possibilita aos relógios, por exemplo, fazerem chamadas de voz.

É verdade que a questão dos dispositivos que partilham localização está longe de ser pacífica – levanta algumas questões de privacidade, sobretudo se a pessoa errada tiver acesso à informação. Na Alemanha esta questão levou mesmo à proibição dos smartwatches para crianças.

Uma boa parte dos gadgets que existem nesta categoria de produtos estão direcionados para crianças entre os 4 e os 12 anos. Fique a conhecer na galeria em cima algumas opções que pode encontrar no mercado português ou nas principais lojas online.

O tablet não é uma ama digital no mundo das crianças