Caneta com câmara ao estilo James Bond é a nova patente da Samsung

S Pen

A Samsung registou uma patente de uma S-Pen com câmara, que inclui zoom ótico e parece digna de filme.

Se há saga de filmes em que proliferam gadgets é James Bond. O agente 007, com licença para matar, confiou sempre no cientista Q (interpretada quase sempre por Desmond Llewelyn, de 1963 a 1999) para lhe dar o melhor da tecnologia ficcional que os guionistas se lembravam de escrever. Não é por acaso que a acarinhada personagem responsável pela área de pesquisa e desenvolvimento dos serviços secretos britânicos aparece em 23 dos 26 filmes da saga James Bond.

Samsung

Agora, a Samsung parece reavivar os gadgets de Q com uma nova patente que lhe foi concedida, para tornar um S-Pen – a caneta ou stylus já usada nos modelos de smartphone Note – num câmara ambulante. A patente identificada pela Patently Mobile, revela uma S-Pen com uma câmara na seção superior, que pode vir equipada com um sistema de zoom ótico, para fornecer fotografias de qualidade superior ao que tem sido a norma nos smartphones, o zoom digital ou um segunda lente para dar zoom ótico de 2x ou 3x (depende dos modelos).

A câmara registada também pode ser controlada por meio de uma tecla na caneta, algo parecido com a S-Pen atual no Samsung Galaxy Note 9, que permite tirar fotos com o smartphone clicando num botão da caneta. A variante pode permitir à Samsung que deixe de ter uma câmara selfie, com a sua S-Pen a tirar a fotografia que é mostrada depois no ecrã (que pode, assim, ocupar toda a face do telefone). A patente indica ainda que a nova S-Pen teria a sua própria bateria, à semelhança do que se vê no Note 9.

Voltando a James Bond, embora não exista uma caneta com câmara, existem várias câmaras minúsculas usadas na saga. Há uma caneta muito especial mas que, neste caso, em vez de ter câmara explode, como se pode ver no vídeo em cima.

Leia também | LG imagina um smartphone com 16 lentes que promete 3D inédito