A empresa chama-lhe o próximo grande salto em tecnologia de imagem. Samsung quer ajudar a massificar o conceito de 8K e começa pela casa dos utilizadores.
A Samsung lançou esta quinta-feira a sua primeira gama de televisores 8K direcionada para o consumo – têm quatro vezes mais píxeis do que os televisores 4K (Ultra HD) e 16 vezes mais do que os televisores Full HD. As novas TV vão chegar a alguns mercados durante o mês de setembro e a empresa confirmou à Insider que vão chegar a Portugal ainda este ano, antes do Natal.
Os modelos da linha Q900R vão estar disponíveis apenas em tamanhos acima das 65 polegadas – 65′, 75′, 82′ e 85′ -, com a Samsung a dizer que os televisores de maior dimensão têm tido uma procura cada vez maior. Por agora ainda não há preços a anunciar para o mercado português, mas é de esperar valores superiores aos dos televisores QLED atuais da Samsung – um modelo de 75 polegadas custa perto de 4.000 euros.
Os televisores QLED são a resposta da Samsung às TV OLED da rival LG. O sistema desenvolvido pela Samsung utiliza uma tipologia de ecrã que funde duas tecnologias: os quantum dots, cristais semicondutores com apenas alguns nanómetros de tamanho e que garantem uma melhor reprodução de cores, contrastes e bons níveis de luz, que são misturados com a mais tradicional tecnologia dos díodos emissores de luz (LED).
“Acreditamos que os consumidores não devem esperar. Estamos a trazer o 8K já para o mercado”, afirmou o vice-presidente do segmento de ecrãs da Samsung, Guy Kinnell, durante a apresentação na IFA, uma das maiores feiras de tecnologia de consumo do mundo e que decorre nos próximos dias em Berlim, na Alemanha.
O executivo da Samsung utilizou várias vezes a expressão “imagens quase reais” para definir a qualidade dos novos televisores da marca.
A tecnologia resolve a falta de conteúdos
Por esta altura deve estar a perguntar: para quê comprar um televisor 8K se ainda não há muitos conteúdos para esta resolução? A pensar nos anos que serão necessários até à massificação das câmaras 8K, a Samsung integrou uma tecnologia de upscaling – conversão para maior resolução – nestes novos televisores.
A empresa diz que o sistema de upscaling usa técnicas de aprendizagem automática para otimizar as imagens – na prática o sistema acrescenta píxeis, texturas e elimina o ruído da imagem. A Samsung assegura que o utilizador pode ligar o televisor à sua box tradicional de TV, ao smartphone ou a um computador, que o resultado final será sempre uma imagem 8K límpida.
Além destes dois elementos, os novos televisores Q900R suportam tecnologia de grande dinâmica de cores (HDR na sigla em inglês) no standard HDR10+ e têm ainda um brilho máximo de 4.000 nits, algo que é essencial para que as imagens mantenham detalhe mesmo em fundos escuros.
“Hoje, as pessoas esperam mais das suas casas. Mais do que relaxar, as pessoas querem espaços dinâmicos e nós vamos dar resposta a esta procura. Hoje vamos mostrar televisores inteligentes”, disse por seu lado o diretor executivo da Samsung Electronics, HS Kim, na apresentação de abertura do evento.
E como a melhor imagem convida ao melhor sistema sonoro, a Samsung anunciou ainda duas novas barras de som: as soundbar HW N850 e N950 têm 7.1.4 canais de áudio e são compatíveis com dois principais standards na área do som envolvente (surround), o Dolby Atmos e o DTSX.
O jornalista viajou para Berlim a convite da Samsung