Há quem diga que é o dinheiro que faz mover o mundo – mas a nostalgia também deve andar lá perto da afirmação. Thomas Ollivier, também conhecido por Tom Le French, faz o exercício criativo: como seriam os gadgets se fossem feitos pelas tecnológicas de hoje… mas nos anos 80 e 90?
Tom Le Frech trabalha como diretor criativo freelance, a partir de Londres. No seu portefólio online, divulgou um projeto pessoal, onde imaginou empresas como o Facebook ou a Netflix a fazer gadgets sem conceitos como o streaming ou as chamadas de vídeo.
Leia também | Esta aplicação é uma viagem nostálgica até ao Windows 95
No caso do Facebook, o resultado é um pager, onde seria possível ver as notificações conquistadas ao longo do dia. Para o WhatsApp, um curioso walkie-talkie com os mesmos tons da aplicação de troca de mensagens. Já para o Instagram, tudo continua ligado ao mundo da fotografia – mas num tempo sem ‘gostos’ ou filtros. Afinal, nas máquinas descartáveis não havia filtros de embelezamento ou retoques.
Leia também | Cinco opções para ouvir música no computador
O projeto chama-se Re:Birth e tem apenas como descrição a designação ‘Pre-internet technology’. Pode ser consultado no portefólio online do artista, onde também é possível encontrar mais aplicações e empresas do dia-a-dia, num mundo onde a tecnologia era bem mais simples.
Percorra a galeria de imagens para ver este exercício nostálgico de Tom Le French.