O que fazer quando o smartphone fica demasiado quente

Smartphone muito quente

Os smartphones não se dão bem com temperaturas elevadas e avizinham-se dias de muito calor. Eis alguns cuidados que deve ter.

Já lhe aconteceu agarrar no smartphone, ele estar a escaldar e no ecrã encontrar uma mensagem de alerta a dizer que o dispositivo está demasiado quente? Apesar de se terem tornado em equipamentos resistentes, a temperatura continua a ser um dos calcanhares de aquiles dos dispositivos móveis.

Isto porque perante temperaturas demasiado altas, os componentes internos do smartphone podem ficar danificados e a comprometer a boa utilização do equipamento. Um dos mais afetados e maiores responsáveis por esta situação pode ser a bateria, elemento crítico para a utilização do smartphone.

O problema é transversal tanto em iPhone como em dispositivos Android. Apesar de não ser muito comum, é importante saber como reagir caso aconteça, sobretudo numa altura em que o verão avizinha-se e as temperaturas médias vão subir de forma significativa.

Leia também | Pode estar a carregar mal o seu smartphone e a estragar a bateria

Em baixo encontra alguns truques e dicas, elaborados pela publicação CNet, que podem ser úteis quando o smartphone está demasiado quente. O mais importante é reagir o mais rápido possível para tentar minimizar possíveis danos no equipamento.

1. Desligar o telemóvel

Quando receber o alerta de temperatura, a melhor solução é desligar por completo o equipamento para que possa começar a arrefecer o quanto antes.

2. Não ter o smartphone sob luz solar direta

Um dos casos mais comuns de sobreaquecimento acontece quando alguém se esquece do smartphone ao sol durante um longo período de tempo. Para ajudar o smartphone a arrefecer, evite que esteja exposto ao sol, caso contrário poderá demorar mais tempo até que a temperatura estabilize.

3. Tirar a capa

Se estiver a usar uma capa protetora no smartphone, é aconselhável tirá-la. A capa acaba por funcionar como mais uma camada de retenção de calor e não ajuda no arrefecimento do dispositivo.

4. Retirar o smartphone do carregamento

Se o telemóvel aqueceu enquanto estava a carregar, então vai querer interromper esse processo. O carregamento, por norma, aquece a bateria, mas tudo o que for em excesso pode ser prejudicial.

Leia também | 10 dicas para poupar a bateria do smartphone

5. Arranjar uma fonte de ar

Se tiver uma ventoinha ligada ou um ar condicionado, pode colocar o smartphone perto destes elementos para que a circulação de ar ajude no processo de arrefecimento do telemóvel.

6. Perceber a razão do sobreaquecimento

Se deixou o telemóvel ao sol, é fácil de perceber o porquê de estar a ‘ferver’. Mas e se foi durante a utilização normal? Por vezes existem aplicações que entram num estado de grande consumo de processamento e isso faz aumentar a temperatura do telemóvel. Uma atualização de software ou a desinstalação da app pode resolver a questão.

É importante que a causa do problema seja encontrada para que o smartphone não esteja constantemente a sobreaquecer.

7. Instalar uma aplicação de monitorização

Existem aplicações que permitem saber qual o nível da temperatura do smartphone. Esta é uma boa opção para quem tem um equipamento que aquece com facilidade e precisa de manter este elemento debaixo de olho.

40 aplicações que tem mesmo de instalar no seu smartphone