Com a declaração do Estado de Emergência em Portugal e com mais portugueses confinados a casa, a venda de produtos tecnológicos caiu 18% na semana de 16 a 23 de março, revela a análise da GfK Portugal. A comparação é estabelecida em relação à mesma semana do ano passado.
Ainda assim, há pelo menos uma classe de produtos que cresceu significativamente: a categoria dos produtos ligados ao escritório (Home Office). A GfK indica que a área de impressoras multifuncionais cresceu 231% na semana passada. Também a venda de portáteis sofreu um considerável aumento (62%). Com mais trabalhadores a passar do escritório para casa, recorrendo ao teletrabalho sempre que possível, subiram as vendas de um pequeno eletrodoméstico – as máquinas do café. Em comparação com a mesma semana de 2019, as vendas desta categoria de produto subiram 46%.
Em relação às maiores quebras de vendas, é a área dos smartphones quem cai mais nas vendas. Durante a semana passada, a quebra em relação à semana homóloga do ano passado foi de 54%. Também as vendas de televisores caíram (-34%), tal como as vendas de máquinas de roupa (-21%).
Os dados da GfK Portugal mostram ainda que, na semana passada, o comércio eletrónico cresceu mais de 84% (comparando com a semana homóloga de 2019). As compras offline, em lojas físicas, caíram 28% na semana passada.
Vendas globais de smartphones com quebra de 14% em fevereiro