Este gadget da Xiaomi pode muito bem ser um exemplo daquilo que esperar de outras colunas inteligentes no futuro: mais pequenas e muito mais baratas.
A Xiaomi voltou a fazer das suas. A marca chinesa, conhecida pelo grande portfólio de gadgets que tem disponíveis e também pelos seus preços acessíveis, agarrou novamente a atenção de tudo e todos com a sua mais recente novidade – a coluna de som XiaoAI.
Esta mini-coluna Bluetooth foi pensada para ser portátil: tanto pode ser transportada num bolso, como muito facilmente pode ser colocada no tablier de um carro. Além do tamanho reduzido, pesa apenas 52 gramas.
É construída em plástico, numa mistura de PC e ABS que lhe confere resistência a riscos e a temperaturas mais altas. A bateria de 480 mAh garante quatro horas de reprodução seguidas, o que acaba por ser um ponto positivo tendo em conta o tamanho ‘mini’ desta coluna.
Mas há dois elementos que colocam a Xiaomi XiaoAI num ‘campeonato’ à parte: a integração de um sistema de inteligência artificial, mesmo sendo básico; e o preço bastante reduzido.
Veja também | Unboxing Xiaomi Mi A2: Um dos smartphones mais esperados
Quanto ao sistema de IA, reconhece comandos simples como iniciar e parar a reprodução de música e atender chamadas, como exemplifica a publicação El País. Um elemento negativo é o facto de este assistente digital só perceber, por agora, comandos em mandarim.
Já o preço é ‘típico’ da Xiaomi: como a coluna não é tecnologicamente avançada como uma Amazon Echo ou um Google Home, o preço consegue ser muito baixo. A XiaoAI custa o equivalente a seis euros.