BioBip. Politécnico de Portalegre investe 3,3 milhões de euros na expansão de incubadora

tecnologia, computador

O Instituto Politécnico de Portalegre vai investir 3,3 milhões de euros para ampliar a incubadora BioBip, ligada a projetos da área tecnológica. Laboratórios de animação e robótica estão na mira desta expansão.

*Agência Lusa

A Bioenergy and Business Incubator of Portalegre (BioBip), que acolhe também projetos que façam o aproveitamento de recursos regionais, está situada no Campus Politécnico de Portalegre e faz parte do Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo (PCTA). A incubadora de empresas e projetos foi criada em 2015, na sequência de um investimento de 1,5 milhões de euros.

Atualmente, a incubadora conta com 29 projetos, mas a expansão permitirá duplicar o número de projetos e empresas incubadas.

“Vamos criar mais espaço para incubação, ampliar e melhorar o laboratório de energia e construir um laboratório de multimédia, animação e robótica. Áreas na área digital e informática que permitam dar apoio às empresas que ali estão para professores, alunos e empresas poderem trabalhar de forma conjunta nesses laboratórios”, disse o presidente do IPP, Albano Silva, em declarações à agência Lusa.

Leia também | Como Portugal está a contribuir para a primeira ligação de internet quântica da Europa

“Espero que sejam lançados os concursos ainda este ano e que 2020 seja o ano da construção. Este projeto é comparticipado em 85% por fundos comunitários, cabendo a outra parte a comparticipação nacional”, acrescentou Albano Silva, à Lusa.

Dos 3,3 milhões de euros do investimento, o grande bolo será investido nas obras do edifício, valor que ronda os 1,8 milhões de euros, indica a Lusa, explicando que o edifício passará para os 1500 metros quadrados. O restante valor do investimento será aplicado em equipamentos.

Leia também | Como a Google está a treinar duas startups portuguesas para serem negócios de milhões

“Também foi aprovado o nosso centro de investigação ‘Valoriza’, que tem como ideia fundamental a valorização dos produtos endógenos da região e que assenta em três vias de investigação: energia e valorização de resíduos, produção sustentável e ambiente e a valorização de territórios de baixa densidade transfronteiriços”, adiantou o presidente do Politécnico de Portalegre.

A BioBip é constituída por duas unidades: BioBip In e a BioBip Energia. A BioBip In é uma incubadora de empresas e projetos inovadores, que possam ser uma “mais valia” para a escola e para a região, sendo dada preferência a empresas na área da bioenergia e a projetos de base tecnológica. Já a BioBip Energia está destinada à investigação na área da bioenergia, estando disponíveis equipamentos para apoiar empresas na tomada de decisões.

Conheça o supercomputador que melhora em 900% a computação em Portugal