Tecnologia portuguesa vai resolver problemas nas redes da British Telecom

British Yelecom | WeDo Technologies
Foto: REUTERS/Toby Melville

Gigante britânico das telecomunicações criou uma nova ferramenta com a ajuda da empresa WeDo Technologies.

É uma nova tecnologia que esteve vários meses em desenvolvimento e que esta quarta-feira foi finalmente revelada: as redes de telecomunicações da British Telecom passam a ter controlos de resolução automática de anomalias (self healing). Um sistema que tem ‘carimbo’ português, já que esta nova ferramenta foi desenvolvida em conjunto com a empresa WeDo Technologies.

O sistema criado permite fazer uma deteção de anomalias nas redes da operadora britânica, recorrendo a sistemas de aprendizagem automática e inteligência artificial, explicou Andreas Manolis, da British Telecom, no evento europeu que a tecnológica portuguesa está a realizar esta semana em Cascais.

“Neste modelo vamos ter deteção mais precisa de anomalias [na rede], removendo a identificação de falsos positivos”, explicou o executivo da empresa britânica, para depois acrescentar: “E não seria maravilhoso se quando deteta uma anomalia, sabe que é uma anomalia, faz a remoção daquele modelo e recalibra tudo em função dessa remoção?”.

Estas funcionalidades, além de existires, foram, segundo Andreas Manoli, aquelas para as quais os engenheiros da WeDo Technologies mais contribuíram no processo de desenvolvimento.

Leia também | WeDo Technologies aposta no 5G e em novos modelos de negócio

Apesar do lado de automático desta ferramenta, os humanos vão continuar a ter um papel importante na mitigação de riscos e fraudes nas telecomunicações. “Não estamos a remover os humanos, estamos a permitir que façam mais e melhor. E o humano pode afinar a parte da aprendizagem automática”.

Mas os esforços de investigação e desenvolvimento com operadores internacionais por parte da WeDo Technologies vão além da British Telecom. “Fizemos o mesmo com a Korea Telecom, foi relacionado com aprendizagem automática e inteligência artificial. Também estamos a trabalhar com dois operadores norte-americanos na aplicação da tecnologia de blockchain na área do roaming”, adiantou Álvaro Ribeiro, diretor de tecnologia (CTO) da WeDo, num encontro com jornalistas.

“A nossa equipa de investigação e desenvolvimento trabalha muito com universidades, mas também vamos aos clientes fazer coisas com eles. Os clientes têm aquelas funcionalidades imediatamente e sem custo, mas para nós é a capacidade de incorporar algo que os clientes querem e precisam”, acrescentou o responsável.

Questionado sobre se a WeDo está a fazer algum projeto de investigação e desenvolvimento com algum operador português, Álvaro Ribeiro disse que sim e que o trabalho que está a ser feito é na área de fraude e conteúdo pirateado.

Segundo o CTO, atualmente a WeDo Technologies tem 150 pessoas a trabalhar exclusivamente na área de investigação e desenvolvimento (R&D) e a empresa investe 10% das suas receitas anuais neste departamento.

Tecnologia desenvolvida em Aveiro quer revolucionar acesso global à Internet