Zoom atinge 300 milhões de utilizadores, apesar das preocupações de segurança

Zoom
Zoom

Apesar das preocupações de segurança e da lista crescente de empresas que recomenda aos empregados que não utilizem o Zoom, a plataforma de videoconferência continua a aumentar a base de utilizadores.

Esta semana, o Zoom atingiu a marca dos 300 milhões de utilizadores, um crescimento de 50% ao longo de três semanas. Os números foram partilhados pelo CEO da empresa, Eric Yuan, durante uma atualização sobre o estado do plano de reforço de segurança do Zoom. Anteriormente, o fundador e CEO do Zoom já tinha indicado que a empresa iria levar a cabo um programa de 90 dias para reforçar a segurança e privacidade da plataforma.

O isolamento social que está a ser praticado em vários países está a fazer com que as plataformas de colaboração e as ferramentas de videoconferência cresçam ao longo dos últimos meses. Além dos recursos para o teletrabalho, estas plataformas estão também a permitir manter o ensino à distância, assegurando a comunicação entre alunos e professores.

Mas se a base de utilizadores do Zoom cresceu, também as preocupações com a segurança aumentaram. O fenómeno do ‘Zoombombing‘, em que convidados não desejados entravam nas conversas feitas na plataforma chamou a atenção, alertando para as falhas de segurança. Nos Estados Unidos, alguns Estados recomendaram inclusive às escolas que excluíssem o Zoom como plataforma para comunicar com os alunos.

Também algumas empresas estão a ‘proibir’ os empregados em teletrabalho de recorrerem ao Zoom enquanto estão em teletrabalho. A Tesla foi uma das primeiras empresas, mas esta semana houve novas entradas na lista de proibições: a alemã Daimler baniu o uso da ferramenta esta terça-feira, até “ordem em contrário”. “Há alguns relatos sobre falhas de segurança e desafios em relação à proteção de dados no Zoom”, indicou um porta-voz da Daimler à Reuters.

Entretanto, a Bloomberg dá também conta de que a Ericsson ou o Bank of America também já pediram aos empregados para não usarem o Zoom para fins corporativos.

O plano para reforçar a segurança e privacidade no Zoom continua em marcha, pelo menos segundo a informação avançada pelo CEO da empresa esta semana. A plataforma prepara-se para lançar uma nova versão, o Zoom 5.0, que chegará no final desta semana. Pelas informações dadas pela empresa, esta atualização pretende dar aos utilizadores mais ferramentas de segurança e privacidade. A plataforma receberá um novo parâmetro para encriptação e ainda uma funcionalidade para reportar rapidamente convidados indesejados nas conferências.

Quão segura é a app mais valiosa do mundo, Zoom? E devo ou não usá-la?