Google ajuda Wikipédia com machine learning e milhões de euros

Wikipedia Google

A Google está apostada em ajudar a Fundação Wikimédia a aproveitar melhor as potencialidades da inteligência artificial e a garantir o crescimento e sobrevivência da organização responsável pela Wikipédia.

É uma das apostas da Google em 2019 e promete trazer vantagens relevantes para o funcionamento (e sobrevivência) da maior biblioteca online gratuita do planeta. A empresa norte-americana também acaba, com este apoio, por beneficiar do crescimento da Wikipédia para mais artigos em mais países e línguas, até porque estamos a falar de uma plataforma aberta em que a informação está disponível a todos.

O gigante tecnológico investe agora 2,7 milhões de euros, depois de já ter contribuído com 3,9 milhões na última década. O anúncio foi feito no Fórum Económico Mundial, em Davos, na Suíça. Cerca de um terço desses recursos será direcionado para sustentar os esforços atuais da Fundação Wikimedia e o restante será para a viabilidade de longo prazo da organização.

A Google também vai começar a permitir que os editores da Wikipédia usem várias das suas ferramentas de machine learning (aprendizagem automática), para que as edições de artigos sejam mais fáceis e eficientes na tentativa de serem a versão mais correta possível. A Wikimedia e a Google também vão ampliar em breve o Projeto Tiger que se passa a chamar GLOW, uma iniciativa conjunta lançada em 2017 para aumentar o número de artigos da Wikipédia escritos em idiomas sub-representados. Além de um esforço na Índia, a ideia é incluir 10 novos idiomas em vários países e regiões.

Há mais tesouros da arte portuguesa para ver no Google Arts & Culture

A decisão da Google também é uma decisão de económica que deverá beneficiar a Google nos próximos anos, já que o gigante tecnológico usa bastante a Wikipédia para dar informação aos seus utilizadores, incluindo na sua assistente digital Google Home. A empresa também usa artigos da Wikipedia para treinar algoritmos de machine learning e para ajudar a combater fake news e conteúdos manipuladores no YouTube.

O novo projeto GLOW vai-se expandir para a Indonésia, México e Nigéria, bem como o Médio Oriente e o Norte da África, algo que também pode ajudar aos lucros da Google. Quando a iniciativa ainda com o nome Tiger foi lançada pela primeira vez na Índia, a Google forneceu Chromebooks e acesso à Internet para editores, enquanto foi também organizada uma competição de produção de artigos que resultou em quase 4.500 novos artigos da Wikipedia em três meses, em 12 idiomas locais diferentes.

A Google também fornece assim à Wikipedia o acesso gratuito à sua API de pesquisa personalizada e à API da Cloud Vision, o que irá ajudar os editores voluntários a comprovar e citar mais facilmente os factos que usam – de cada vez que um editor da Wikipédia adiciona uma nova informação a um artigo, precisa de citar a fonte da informação. No início deste mês, a Wikimedia também anunciou que o Google Translate ia ficar disponível na Wikipedia, permitindo que os editores consigam traduzir o conteúdo para 15 idiomas diferentes, elevando o total disponível para 121.

12 truques para o Google que vai querer experimentar