Falha na startup de trotinetes Voi expôs dados de 100 mil pessoas

Trotinetes elétricas Voi
Foto: Voi

Investigação de jornal alemão revelou falha no sistema da empresa sueca que também opera em Portugal. Empresa não confirma exposição de dados de utilizadores portugueses.

Dados de 100 mil utilizadores da empresa de trotinetes elétricas Voi estiveram expostos, confirmou a empresa após uma investigação do jornal alemão Bayerischer Rundfunk. A startup sueca, que em Portugal opera nas cidades de Lisboa e Faro, não confirma a localização das pessoas afetadas e garante que está a comunicar a todos os seus utilizadores o sucedido.

“Informámos os nossos utilizadores sobre o ocorrido e tomámos as medidas necessárias para assegurar que isto não volta a acontecer. A localização dos utilizadores é informação confidencial”, assegura a empresa. A publicação Eco avança que há dados de utilizadores portugueses afetados.

Em causa está uma investigação feita pelo jornal alemão e que, com a ajuda de uma empresa de segurança, conseguiu ganhar acesso a parte do sistema de apoio ao cliente da Voi. Através desta falha, conseguiu ter acesso aos emails de 100 mil utilizadores e, em “raros casos”, aos números de telefone.

Voi foi contactada no dia 11 de março por causa da falha de segurança, tendo corrigido o problema. Uma investigação feita pela empresa confirma que não houve qualquer acesso indevido aos dados, apesar de confirmar que estiveram expostos. Ao todo, a startup sueca tem 500 mil utilizadores.

A empresa confirma ainda que já foram tomadas medidas de segurança adicionais – como encriptação de dados dos perfis dos utilizadores e mecanismos mais restritos de acesso à plataforma de apoio ao cliente – e que está a realizar uma auditoria de segurança através de uma empresa externa.

Voi chegou ao mercado português em dezembro de 2018, com a entrada na cidade de Lisboa, e já durante o mês de fevereiro disponibilizou também as suas trotinetes elétricas em Faro.

Hive. Novo serviço traz 400 trotinetes partilhadas para Lisboa