Inteligência artificial já ajuda médicos portugueses no tratamento da diabetes

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A Mundipharma Portugal e a IBM criaram uma ferramenta que permite aos médicos criarem um tratamento mais personalizado para cada paciente.

Chama-se A.AI.DI e é uma ferramenta de inteligência artificial totalmente desenvolvida em Portugal e que tem como objetivo ajudar os médicos na prescrição de medicamentos para pacientes com diabetes do tipo 2.

A ferramenta em si é um chatbot, um agente de conversação que guia os médicos num questionário que ajuda a definir um tratamento mais personalizado, tendo por base as características físicas e psicológicas de cada paciente. Mediante os resultados do inquérito, o sistema faz uma sugestão de prescrição de medicamentos.

Criado pela Mundipharma Portugal em conjunto com a IBM, o sistema está disponível através da web ou também de uma aplicação móvel e é destinado sobretudo para médicos de família. Estima-se que um milhão de pessoas em Portugal sofrem de diabetes.

O sistema de inteligência artificial A.AI.DI tem por base as diretrizes da federação internacional de diabetes, às quais foram acrescentadas informações de procedimentos médicos de 4.000 sessões de treino realizadas tanto pela Mundipharma, como pela IBM.

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“Num projeto de desenvolvimento e teste de seis meses de W.AI.DI, cem médicos – pertencentes ao universo Mundipharma e também do Serviço Nacional de Saúde – tiveram a oportunidade de utilizar a ferramenta no ponto de atendimento, indicando que a W.AI.DI ajudou a reduzir o tempo de inércia terapêutica e o tempo para a adequação correta dos medicamentos prescritos”, diz, em comunicado, Pedro Carrilho, diretor da Clínica Familiar da Amadora (CLIPEDAM) e um dos médicos que faz parte do grupo piloto de testes.

“Agora, com apenas alguns cliques, recebemos uma resposta mais objetiva num período de tempo mais curto. Economizar apenas um minuto com W.AI.DI é um enorme avanço”, acrescentou Alexandre Rebelo-Marques, diretor médico da Mundipharma Portugal.

A Mundipharma confirma ainda que é objetivo da empresa expandir esta solução para outros países europeus e alargá-la para outras áreas da saúde.

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