De vez em quando, a Google lança uma nova experiência de inteligência artificial, que dá a oportunidade aos utilizadores de terem uma ideia mais divertida de quais são os avanços que a empresa anda a fazer neste campo.
Desta vez, a nova “brincadeira” da gigante da Internet chama-se Mirror Move e, em linhas muito gerais, vai reconhecer os movimentos que um utilizador faz em frente à câmara do computador e compará-los com 80 mil imagens.
Como a Google explica no post onde apresenta esta experiência, há vários usos para a aprendizagem automática, desde o reconhecimento de objetos, aplicações ao campo da Medicina – mas a tecnologia que está subjacente nestes conceitos também pode ser divertida e usada para propósitos engraçados.
Para experimentar, basta ir até ao site criado para o efeito e autorizar a captação de imagens da webcam do computador. Depois disso, é só começar a mexer-se em frente à câmara e começar a ver a “magia” acontecer: em tempo real, a IA vai tentar encontrar uma imagem entre 80 mil que corresponda da melhor maneira ao movimento que está a fazer. No final, ainda pode fazer um GIF.
A Google explica que utilizou um modelo chamado PoseNet para fazer esta experiência. Identificando onde estão as articulações principais do corpo, o modelo faz a correspondência com a base de dados de imagem disponível, que é assegurada pela Tensorflow.js.
Esta não é a primeira experiência de IA da Google: em maio, por exemplo, lançou a experiência Emoji Scavenger Hunt, em que colocava os utilizadores à procura de emojis no mundo real. A ideia era perceber em que ponto se encontra o reconhecimento de objetos da IA da Google.