A maior parte das pessoas erra no número de calçado. Tecnologia quer mudar isso

A estatística da gigante de desporto Nike mostra que 60% das pessoas usa o número de calçado errado. Como é que é possível mudar isso? Com a realidade aumentada.

É uma das novas apostas da empresa norte-americana – chama-se Nike Fit e recorre a uma combinação de visão computacional, dados e inteligência artificial para fazer uma digitalização do pé e garantir que é o número exato. Tudo isto à distância de uma aplicação para smartphone.

Por enquanto, a aplicação ainda não está disponível – o lançamento oficial está marcado para os Estados Unidos em julho. A Nike refere que tem planos para fazer chegar a aplicação à Europa, mas ainda sem um mês específico.

A experiência é bastante simples, pelo menos conforme aponta a Wired. Basta abrir a aplicação da Nike, escolher o produto na lista e abrir a opção para medir o pé. A partir daí, a câmara entra em ação e é pedido ao utilizador que encoste o pé a uma parede e aponte o smartphone ao pé.

Leia também | Puma lança concorrência às sapatilhas futuristas da Nike

Dois círculos de realidade aumentada vão aparecer e começar o trabalho – o processo dura menos de um minuto e vai sugerir o tamanho correto para o modelo que está a ver. A app vai ainda indicar que percentagem de pessoas com um pé semelhante comprou determinado tamanho, por exemplo.

Não é só para as compras online que a Nike vê algum tipo de vantagem da Nike Fit – também são referidos os pais, que assim podem agilizar o processo de compra, especialmente quando os mais pequenos se queixam durante as idas às lojas físicas…

 

Nike Adapt BB, os ténis que se ajustam sozinhos, já são oficiais