Portugal entre os países europeus com mais projetos de realidade mista

Microsoft HoloLens | Realidade Mista
Foto: REUTERS/Beck Diefenbach

Estudo revela que a maior parte dos projetos ainda têm pouco investimento alocado, mas sector industrial e imobiliário são dos que estão a apostar mais.

Portugal é o quarto país com maior número de projetos em realidade mista – uma fusão dos conceitos de realidade virtual e aumentada. Ao todo foram identificadas 17 iniciativas no mercado português, o mesmo número registado na Alemanha, mas abaixo dos 20 registados em Espanha e dos 27 registados nos Países Baixos.

Os resultados fazem parte de um estudo promovido pela Associação Internacional de Parceiros de Canal da Microsoft (IAMCP na sigla em inglês) e que inquiriu 32 empresas de nove países europeus.

Ao todo já foram alocados 2,5 milhões de euros em projetos de realidade mista neste grupo de países, conclui o estudo, mas 74% destas iniciativas tiveram menos de 50 mil euros alocados. Só cinco projetos é que conseguiram investimentos acima dos 300 mil euros.

Dos 104 projetos identificados a nível europeu, 22% estão a ser feitos no sector industrial, mercado que é seguido pelo sector imobiliário e pelo da educação, representando 20% cada.

Leia também | Lisboa ‘ganha’ mega-evento europeu de realidade virtual e aumentada

Segundo o estudo, os projetos estão a ser desenvolvidos com o recurso a mais de 20 dispositivos diferentes de realidade mista, mas os óculos Microsoft HoloLens são os mais populares entre os programadores.

“Este relatório traduz a dimensão que os projetos de realidade mista assumem na transformação digital das empresas, dois anos após o lançamento público dos Microsoft Hololens” comenta em comunicado Eduardo Vieitas, diretor executivo da IT People, empresa que foi parceira na realização do estudo.

EDP já tem manutenção à distância com realidade aumentada