Projeto português para combater extremismo na internet vence competição da NATO

Universidade de Aveiro | NATO
Foto: Universidade de Aveiro

Projeto está a ser desenvolvido por alunos da Universidade de Aveiro e consiste num sistema de análise de imagens.

Uma equipa da Universidade de Aveiro venceu a competição da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte em português) para ajudar a organização a combater o extremismo na internet. A equipa composta por Daniel Canedo, António Neves, José Luís Oliveira, Alina Trifan e Ricardo Ribeiro foi a grande vencedora na competição que se realizou esta segunda-feira em Riga, na Letónia.

O projeto consiste numa ferramenta de análise de imagens – fotografias ou vídeos – que tenta encontrar objetos que por norma estão associados a grupos extremistas. O sistema elaborado pelos alunos da Universidade de Aveiro também permite concluir se as imagens analisadas são originais ou sofreram alguma manipulação.

Leia também | Adam Hadley: o homem que ‘caça’ terroristas na Internet, sem esquecer a lei

Depois de feita a análise, o sistema dá uma classificação do risco de cada imagem, o que pode ajudar a NATO a ter uma luta mais eficaz contra a propagação de conteúdos extremistas na internet.

“Facilmente se consegue moldar uma mente jovem através da internet e quem cria este conteúdo malicioso está bem ciente desse fenómeno”. “Por querer criar formas para combater este problema, [a NATO] lançou o desafio à comunidade científica com o objetivo de desenvolver sistemas capazes de detetar conteúdo malicioso”, tinha explicado Daniel Canedo, em comunicado, antes da final da competição.

Como a UE vai usar inteligência artificial para apanhar terroristas e imigrantes ilegais