Apple atualiza software para desbloqueio mais rápido quando está de máscara

Apple, iPhone, App Store
EPA/ARMANDO BABANI

A nova atualização do sistema operativo para dispositivos móveis iOS disponibiliza uma melhoria na tecnologia de reconhecimento facial da Apple que permitirá reconhecer o utilizador mesmo quando este está de máscara.

As melhorias pensadas para quando o utilizador está a utilizar equipamento de proteção estavam a ser testadas pela tecnológica há já algumas semanas. Após os testes, a versão 13.5 do iOS está a ser gradualmente disponibilizada para os dispositivos móveis da Apple.

A atualização inclui várias melhorias impulsionadas pelo contexto da pandemia de covid-19. Assim, em relação ao Face ID, a Apple refere que simplificou o processo de desbloqueio através de reconhecimento facial quando o utilizador usa máscara e que o campo de Passcode será apresentado automaticamente quando o utilizador fizer um movimento de arrastar no ecrã principal quando estiver a utilizar máscara. É ainda indicado na descrição da atualização que isto também funcionará ao usar outros serviços da Apple que necessitem de autenticação através do Face ID, como a App Store, Apple Pay ou iTunes.

Leia também | Acordo com Apple pode render 15 mil milhões à fabricante Broadcom

Além da atualização ao Face ID, é ainda disponibilizada uma API (interface de programação de aplicações) de notificações compatível com as aplicações de rastreio de contágio da covid-19 (também conhecida como contact tracing) que está a ser adotada em vários países.

Com as aplicações de videochamada a serem cada vez mais usadas, a atualização de software também traz uma novidade para o FaceTime, o serviço de videochamada da Apple. No iOS 13.5 o utilizador poderá controlar as alterações de tamanho às imagens de vídeo das pessoas com quem está a conversar. Anteriormente, durante uma conversa com várias pessoas, era possível existirem alterações de tamanho quando um utilizador falava.

Vale a pena recordar que, antes de fazer qualquer atualização de software no iPhone, convém perceber se é assegurada a compatibilidade com o dispositivo e garantir que há espaço suficiente no telefone. Ainda antes de começar, convém também fazer uma cópia de segurança apenas por precaução.

“A pandemia foi um acelerador tecnológico”