Próximo negócio de Larry Page da Google: uma vacina universal para a gripe

Larry Page, co-fundador da Google. REUTERS/Elijah Nouvelage

Depois de abandonar o cargo de liderança na Alphabet, a casa-mãe da Google, Larry Page estará a investir de forma discreta numa vacina universal contra a gripe, avançou o site TechCrunch.

Na semana passada, Larry Page e Sergey Brin, co-fundadores da Google, anunciaram que estavam preparados para abandonar os cargos de liderança na Alphabet, concentrando poderes em Sundar Pichai, CEO da Google desde 2015. Após o anúncio, foram várias as vozes que perguntaram quais poderiam ser os próximos planos dos criadores da Google.

Embora Larry Page tenha vários investimentos feitos em áreas paralelas aos negócios da Alphabet, o site TechCrunch avança que um dos investimentos que está a ganhar atenção na lista de prioridades de Page estará ligado à área da saúde – especialmente no combate contra a gripe.

Através de uma fundação criada por Larry Page, estarão a ser canalizados fundos para uma empresa para distribuir vacinas contra a gripe. Com acesso a documentos que detalham os investimentos feitos pela empresa de Page, a Shoo The Flu tem como objetivo a distribuição de vacinas contra a gripe na área de São Francisco, nos Estados Unidos, focada em crianças e professores.

Além deste investimento, Page conta ainda com uma empresa chamada Flu Lab, que estará a assegurar uma investigação de vários milhões de dólares para desenvolver uma vacina universal contra a gripe influenza.

Leia também | Vacinas contra o cancro ou câmaras em comprimidos: a lista de Bill Gates para mudar o mundo

Segundo o TechCrunch, tanto a Flu Lab como a Shoo the Flu têm o mesmo diretor-geral, o que pode dar a entender que a Shoo the Flu possa ser integrada na Flu Labs, que funcionará como uma empresa-chapéu.

Esta luta de Larry Page contra a gripe tem sido feita de uma forma discreta, mas não é algo recente – afinal, alguns dos investimentos na Flu Labs já eram conhecidos. O TechCrunch refere que o investimento na Flu Lab possa ter chegado aos 4,1 milhões de dólares, entre 2015 e 2017.

Leia também | Fomos conhecer a sanita de 600 euros de Bill Gates que promete mudar o mundo

Caso a investigação e desenvolvimento desta vacina universal seja bem sucedida, os cientistas poderiam garantir que uma vacina teria uma duração maior do que uma época. Atualmente, as vacinas da gripe precisam de ser administradas todos os anos, tendo em conta os diferentes vírus da gripe que circulam a cada ano.

Da Tesla aos recursos do planeta

Aos 46 anos, Larry Page tem um património de vários milhares de milhões de dólares: as contas apontam que possa rondar os 61,2 mil milhões de dólares. No currículo, além da criação de uma das empresas mais poderosas do mundo, que todos os dias é usada por milhões de pessoas à escala global, conta com vários investimentos feitos.

A base de dados Crunchbase aponta cinco investimentos conhecidos de Larry Page, ao longo de vários anos. O mais antigo é o investimento feito na Tesla de Elon Musk, em 2006. Na altura, Page investiu 40 milhões de dólares na empresa de mobilidade elétrica.

Já em 2012, investiu na Planetary Resources, empresa norte-americana que desenvolve e implementa tecnologias com o intuito de expansão dos recursos naturais do planeta. Embora não tenha revelado o investimento feito em 2012, Larry Page voltou a investir nesta empresa em 2016, com um valor de 21 milhões de dólares.

 

Sundar Pichai: de gestor de produto a dono do reino Alphabet e Google