SIBS lança plataforma de analítica e vai vender dados de utilização da rede Multibanco

Ifthenpay | Referências multibanco | SIBS

A empresa lança ainda um site de informação, que pode ser consultado por qualquer pessoa, com dados e tendências de consumo.

A SIBS, a empresa responsável pela gestão do Multibanco, vai começar a vender dados de utilização desta rede como parte de uma nova aposta de negócio. Esta plataforma de analítica é disponibilizada como uma ferramenta direcionada para ajudar empresas ou futuros negócios a tomarem decisões mais acertadas.

“As empresas estão cada vez mais sensíveis a este temática de poder usar indicadores para tomarem decisões de negócio”, disse Maria Antónia Saldanha, diretora de marca e comunicação da SIBS, num encontro com jornalistas, a propósito deste novo lançamento.

Esta ferramenta vai estar disponível num serviço feito à medida: o cliente faz o pedido dos dados de consumo e transações aos quais gostava de ter acesso e a SIBS avalia a melhor forma de o fazer e se é possível fazê-lo (pode, por exemplo, não ter disponíveis os dados solicitados).

A venda de dados de utilização da rede Multibanco levanta questões ao nível da privacidade dos dados, um ponto que a SIBS garante que está totalmente assegurado.

“É um tema particularmente sensível. Todos os dados que a SIBS apresenta são anonimizados e despersonalizados. O que temos são números de cartão, não temos informação nenhuma sobre quem está por trás daquele cartão. A SIBS cumpre as regras de proteção de dados, mas estes dados são despersonalizados, encriptados e seguros. Não permitem identificar quem está por trás das transações”, sublinhou a porta-voz da empresa.

Leia também | PayPal. “Temos um crescimento tremendo em Portugal e mais rápido do que a nível mundial”

Maria Antónia Saldanha diz ainda que os dados “são tratados sempre de forma agregada”, pelo que também não será possível às empresas-cliente cruzarem estas informações com dados proprietários para fazer a perfilação dos utilizadores.

A SIBS processa três mil milhões de operações por ano e a rede é constituída por 22 milhões de cartões bancários, 12 mil equipamentos de caixas de levantamento de dinheiro e mais de 350 mil terminais móveis de pagamento automático. “Temos capacidade de ver um conjunto de transações mais alargado. (…) Estamos a falar de um conjunto de informação muito rica”.

Segundo Maria Antónia Saldanha, estes dados podem ser usados, por exemplo, por uma nova empresa que queira entrar num mercado específico, como a restauração, para saber qual pode ser o melhor local para a abertura de um espaço.

A empresa diz que já tem clientes deste novo serviço, mas não revela quais, dizendo apenas que pertencem às atividades mais dinâmicas da economia, como o turismo e o retalho. “São sectores de grande dinamismo e competitividade. Quanto mais competitivo for, mais procura de dados existe”.

Portal de informação para o público

A acompanhar este lançamento a SIBS disponibiliza também um novo site onde disponibiliza parte desta informação, de forma segmentada, e que pode ser consultada por todos os interessados.

Os dados estão ‘partidos’ por sectores de negócio, localizações geográficas, datas e até país de origem dos utilizadores. “É um portal de indicadores de consumo dos portugueses em Portugal, dos portugueses no estrangeiro e dos estrangeiros em Portugal. Permite identificar tendências de consumo e caracterizações do consumidor que é muito relevante”.

Será possível encontrar dados com até dois anos de histórico e que são atualizados mensalmente – os dados relativos ao mês atual ficam disponíveis, sensivelmente, em meados do mês seguinte.

“Dentro do portal temos a apresentação em gráficos, mapas e infografias. O que vamos preparando periodicamente, por curiosidade ou relevância da época, são conjunto de infografias que já tem informação preparada para ser usada”, explicou Maria Antónia Saldanha.

SIBS apresenta plataforma API Market para “impulsionar ecossistema de pagamentos”