Uniti One, o elétrico sueco de 17 mil euros que está à venda na Internet

Citadino, 100% elétrico e com autonomia para cerca de 300 quilómetros, o Uniti One já está disponível, com preços a partir de 17.700 euros.

Desenhado na Suécia e desenvolvido no Reino Unido, o Uniti One é um pequeno automóvel elétrico, pensado para uma utilização vincadamente urbana, mas que tem na funcionalidade do seu interior um dos fortes argumentos de venda. É especialmente engenhosa a configuração do habitáculo para três ocupantes (condutor em posição central e dois passageiros atrás), a permitir ‘jogar’ com a volumetria da mala, que pode crescer dos 155 litros ‘standart’ para enormes 760 litros, dispensando-se a segunda fila de dois bancos. Tudo isto numa embalagem de tamanho XS, que não ultrapassa por muito a marca dos 3,2 metros de comprimento.

O peso muito baixo, em torno dos 600 kg, é outra credencial a destacar neste irreverente citadino que se apresentou ao público, pela primeira vez, em 2017. Caraterística que contribui decisivamente para conseguir-se uma autonomia de cerca de 300 km entre carregamentos. Este é o valor de homologação para a versão do Uniti One equipada com pacote de baterias de iões de lítio com 24 kWh de capacidade; o modelo está disponível numa versão mais modesta, com baterias que têm metade dessa capacidade, e que é 2800 euros mais acessível.

As duas versões dispõem de sistema de carga rápida que permite recuperar de 20 a 80% da carga nas baterias em pouco mais de 17 minutos (9 minutos na variante com menos potência).

O motor elétrico está situado no eixo traseiro e debita 67 cv e 85 Nm, o suficiente para cumprir o tradicional 0 a 100 km/h em razoáveis 9,9 segundos. A velocidade máxima anunciada para o citadino é de 120 km/h e o consumo médio homologado é de 8kWh/100 km, ainda que este valor possa variar consoante o modo de condução selecionado, City ou Boost, este último para andamentos mais despachados.

Elétrico a preço atrativo

A Uniti é uma ‘start-up’ sueca, mas o desenvolvimento do One é o resultado uma aventura multinacional, com a participação de 24 empresas, incluindo a Siemens, NVidia, a Haldex e até a cadeia de equipamentos eletrónicos Media Markt, que se encarregou de registar os primeiros pedidos. E todos nesta joint-venture acreditam, que para competir diretamente com os gigantes da indústria automóvel, o preço abaixo dos 20.000 € será trunfo decisivo. O Uniti One já pode ser encomendado aqui, por preços que arrancam nos 17.700 euros (antes de impostos), pedidos pela versão base que já inclui de série ‘mimos’ como luzes diurnas LED, teto solar panorâmico câmara de estacionamento e evoluído sistema de infotainment.

Via Motor24

Seat Minimó: um micro elétrico para revolucionar a mobilidade partilhada