Ainda se lembra destes telefones icónicos da Nokia?

Antes de o mundo estar dividido entre equipa Android ou iOS, a Nokia era uma gigante do mercados dos telemóveis. Desde a segunda metade da década de 80 que a empresa finlandesa apostava na inovação, com modelos que ainda hoje são recordados. 

Alguns modelos são tão populares que até tiveram direito a edições renovadas – como o eterno 3310 ou o ‘banana phone’, popularizado no saga ‘Matrix’. Estas reedições acontecem já sob a alçada da HMD Global, marca que tem agora a Nokia, depois de um período onde a Nokia pertencia à Microsoft.

Leia também | Unboxing Nokia 8110: O regresso de um ícone

De modelos de dimensões reduzidas até teclados em formatos circulares, há vários telefones populares na história da marca, que vendeu milhões de unidades de equipamentos. Entre os reis da popularidade, estão telemóveis resistentes, mas que já permitiam um grau de personalização – muito devido às capas, que se podiam mudar rapidamente, à vontade do utilizador do telemóvel.

Mais recentemente, já com a HMD, a marca continua a apostar em novos lançamentos, mas já com smartphones que recorre ao sistema operativo Android, que tem a maior fatia do mercado de sistemas operativos móveis. Entre características diferenciadoras, conta-se, por exemplo, o Nokia 8, que introduz um novo conceito: bothie. Trata-se de um jogo de palavras entre ‘both’ (ambos, em inglês) e ‘selfie’, já que é possível tirar uma fotografia com tanto a câmara frontal e a câmara traseira.

Leia também | Nokia 2.1 chega a Portugal com preço baixo e bateria gigante

Recorde alguns dos modelos mais populares da Nokia ao longo dos tempos, percorrendo a fotogaleria.

O primeiro smartphone Android faz dez anos. Lembra-se dele?