Novo Android promete modo escuro e o adeus ao icónico botão de ‘voltar’

A partir de agora, já é possível ter acesso a uma nova versão beta do sistema operativo Android Q. Ainda sem nome oficial, a Google já revelou quais as principais funcionalidades que vão chegar à décima versão do Android.

Para este novo Android, a Google fez questão de destacar os trabalhos para adaptabilidade aos smartphones dobráveis – que implicam a continuidade entre aplicações. A ideia é que o Android seja capaz de se adaptar quando é preciso passar de um determinado modo de ecrã para outro mais alargado. Mas isso chegará a um nicho muito restrito do mercado, com os smartphones dobráveis ainda a preços acessíveis a poucas carteiras.

Leia também | Estes são os códigos secretos no seu smartphone que poucos conhecem

A Google fez questão de frisar que já “existem 2,5 mil milhões de dispositivos com Android instalado”. E, a pedido de muitas pessoas, uma das novidades é o recurso a um modo escuro, que se vai estender a todo o sistema e não apenas a determinadas aplicações. Esta novidade estará acessível a partir de uma opção nas definições.

Ainda assim, será também ativado assim que o utilizador carregar na opção de poupança de bateria. As capacidades de poupança de bateria deste modo atraem muitos utilizadores – além disso, o número de aplicações que já disponibilizam um modo escuro continua a crescer, com os exemplos do Messenger do Facebook ou o Twitter.

Leia também | Prepare-se, o WhatsApp está prestes a escurecer

Outra novidade deste Android será a chegada de uma funcionalidade chamada ‘Live Caption’. Se estiver a ver um vídeo, as capacidades de aprendizagem automática desenvolvidas pela Google vão poder colocar legendas em tempo real. Será ainda possível aumentar ou diminuir o tamanho das legendas da forma que quiser. Tudo isto é feito com as capacidades do smartphone, dispensando a ligação à Internet.

O mesmo acontece com as capacidade de resposta inteligente, que vão saltar do Gmail e outros serviços de mensagem da Google para as restantes aplicações.

Com tantas funcionalidades a chegar ao Android, há pelo menos uma baixa de peso prometida para a chegada deste novo sistema operativo: o botão de ‘voltar’. A partir deste novo Android, este botão deixará de existir para assegurar a navegação dentro de aplicações. O novo Android vai reforçar a aposta na navegação por gestos.

Leia também | Google aposta em Pixel ‘low cost’ e dá novo nome aos dispositivos para casa

Sundar Pichai, o CEO da Google, reforçou várias vezes a parte da privacidade – tanto que estão prometidas “50 novas definições de privacidade para o Android Q”. Uma das que mais salta à vista está ligada à localização, com notificações de quando as apps estão a registar em segundo plano a localização dos utilizadores.

A terceira versão beta do Android Q já está disponível para os utilizadores que queiram experimentar, numa lista de 21 equipamentos (incluindo o OnePlus 6T, LG G8 ThinQ, Sony Xperia XZ3, Nokia 8.1, Huawei Mate 20 Pro ou os Xiaomi Mi Mix 3 5G ou Mi 9).

Algures no verão, será anunciado o nome oficial deste novo Android e a data de disponibilidade global.

Nova geração do Google Assistant vai perceber ordens mais complexas