Automatize as suas mensagens: Se acha que gasta muito tempo a escrever mensagens ou não está disponível para responder, vale a pena tornar as suas respostas automáticas. No iOS, pode ativar a função de 'Não incomodar' e ir até às respostas automáticas, onde escolhe quem é que recebe uma mensagem quando este modo estiver ativo e o conteúdo da mensagem. No Android, é preciso confirmar para que a mensagem seja enviada. Se isto não for suficiente para si, também pode usar a app Auto Reply Text Message, que funciona quase como uma mensagem de auto of office do email.
Automatizar backups de vídeos e fotos: Já lhe aconteceu perder fotos e vídeos por azar, sem ter a cópia de segurança feita? Pode facilmente tornar estas cópias num processo automático no seu telefone. Tanto no Android como no iOS, pode ativar esta funcionalidades com o Google Photos, que lhe dá até 15GB de espaço gratuito (também pode comprar mais). Se preferir os serviços da Apple, ative a cópia de segurança para o iCloud, que dá até 5GB de espaço gratuito. Para tornar isto num processo automático vá até às definições.
Automatize as horas de silêncio: Nas definições, pode definir um período de 'Não Incomodar' para que o seu smartphone ative automaticamente o modo de silêncio do telefone. Isto pode ser definido através das definições, tanto no Android como iOS. REUTERS/Tatyana Makeyeva
Use atalhos para as mensagens: Pode poupar uns quantos toques no ecrã recorrendo aos atalhos para escrever mensagens. Pode ensinar ao dicionário do seu smartphone que determinada combinação de teclas equivale a determinado texto. Se quiser escrever que está atrasado, ensine ao dicionário que 'l8' pode ser usado para “Estou atrasado”.
Desligue o WiFi automaticamente ao sair de casa: Quando está no Android, pode usar a app If This Then That para fazer várias tarefas. Pode instalá-la para definir que o WiFi é desligado automaticamente quando sai de casa.
Acabe com reprodução de som: Se gosta de ouvir música ou podcasts para adormecer mas não quer que o telefone gaste bateria de forma indefinida, pode definir uma hora para acabar com isso. Algumas aplicações para reprodução de podcasts já têm um temporizador incluído, mas outras, como o Spotify, nem por isso. No iOS, pode fazer isto de uma forma automática: vá até ao temporizador do telefone, escolha duração e escolha a ação de parar reprodução quando o tempo se esgotar. No Android, precisa de outra app, a Sleep Timer.
Avisar que já chegou a casa: Quantas vezes sai de algum lado e recebe um “avisa quando chegares”? Se faz parte do grupo de pessoas que se esquece de avisar, pode ensinar os Atalhos no iOS a enviar estas mensagens por si (tem de fazer determinados passos, como adicionar a morada de casa, estimar o tempo de viagem e depois enviar mensagem).
Se investiu parte do seu dinheiro num smartphone, é bom que ele ajude a fazer uma quantidade enorme de tarefas, certo? Com alguma configuração à mistura, pode ensinar o seu smartphone a fazer muitas tarefas por si.
Configurar atalhos no seu smartphone para que possa enviar mensagens mais depressa, ensinar ao seu smartphone a que pessoas é que deve enviar automaticamente mensagens quando estão em modo de ‘Não incomodar’ são apenas alguns dos exemplos.
Estas ajudas para não precisar de fazer tarefas algo repetitivas são válidas tanto para o Android como para o iOS, embora o sistema operativo da maçã tenha a app Shortcuts (ou Atalhos) já pronta para atividades em sequência.
Além disso, também é possível dizer ao seu telefone para fazer cópias de segurança de uma forma automática, para garantir que nunca mais perde fotografias ou vídeos importantes.