Conforme avançou a Associated Press, mesmo que tenha a localização do smartphone, por exemplo, desligada, a Google ainda continua a ter acesso ao seu registo de localização e a formar uma linha temporal com isso.
Para apagar alguma informação que a Google tenha recolhido, pode sempre ir até ao site ‘A minha atividade’, onde pode verificar que informação de localização e de pesquisas a Google tem guardada sobre si. Se tiver assistentes digitais, como o Google Home, até as perguntas que faz vão estar guardadas.
Também é possível ver quais são os lugares que mais visita – mesmo que não tenha marcado no Google Maps onde mora, o mais provável é que este esteja marcado como um dos seus lugares favoritos ou mais visitados.
Se tiver a opção de ‘Atividade da web e aplicações’ ativa, a Google vai fazer pontos de localização quando abrir os Mapas ou até quando atualizar uma aplicação de meteorologia, por exemplo. É possível desativar essas opções, através do smartphone Android, do computador e também do iPhone e do iPad, que também não estão livres desta recolha de dados, avançada hoje pela Associated Press.
Percorra a galeria de imagens acima para perceber como pode desativar e controlar que tipo de dados são guardados a partir de agora.