Academia de Privacidade arranca com formação para DPO e privacy officer

Filipe Lacerda e Miguel Casimiro
Filipe Lacerda e Miguel Casimiro, fundadores da Academia de Privacidade.

A Academia de Privacidade arranca esta segunda-feira com as inscrições para capacitar profissionais na área da gestão de privacidade. A Academia de Privacidade foi fundada pela equipa da Trust Data Privacy e irá disponibilizar formações em regime de pós-laboral.

Através de comunicado, a Academia de Privacidade apresenta-se como o “novo centro para profissionais que desejam investir numa carreira na área de gestão de privacidade”. O primeiro curso já tem data, decorrendo ao longo de oito semanas, entre 26 de março a 25 de maio.

A ideia deste bootcamp passa pela disponibilização de formação em três áreas – privacidade e ética, gestão de risco e segurança da informação. De acordo com a Academia, os conteúdos vão além da aplicação do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) e da formação de Encarregado de Proteção de Dados (EPD).

Os cursos vão ter uma capacidade de 18 formandos por sessão, com a formação a decorrer em Lisboa, com aulas às terças e quintas ao final da tarde (duração de três horas), com mais uma aula por semana, aos sábados de manhã, com a duração de quatro horas. A formação compreenderá três níveis de especialização (básico, practitioner e expert).

Leia também | Centro de Cibersegurança tem curso para que portugueses aprendam a estar seguros na internet

Após a formação, quem passar pelo bootcamp ficará capacitado para desempenhar funções ao nível de DPO (Data Protection Officer) e privacy officer. A equipa desta nova Academia é composta por “DPO reconhecidos pelo Maastricht European Centre on Privacy and Cybersecurity, habilitados a implementar programas de privacidade nas organizações”, é explicado em comunicado. O bootcamp contará também com “profissionais da área de segurança de informação com formação específica em ISO 27001”, além de formadores habilitados em gestão de risco.

“Os requisitos de privacidade que vão sendo criados por legislação um pouco por todo o mundo, a reboque da implementação do RGPD, têm um impacto enorme nas estratégias das organizações, e a área de ética digital e privacidade é cada vez mais basilar para o sucesso de qualquer projecto nas áreas de Inteligência Artificial, realidade aumentada, blockchain, ou cidades inteligentes”, refere Miguel Casimiro, co-fundador da Trust Data Privacy, citado em comunicado.

Leia também | O mundo tem um problema de segurança informática. Portugal tem a solução

Já Filipe Lacerda, co-fundador da Academia de Privacidade e um dos sócios da Trust Data Privacy, refere que o “grande objetivo é formar novo talento e criar oportunidades de emprego”, além de “descobrir e treinar pessoas” para trabalhar com a Trust Data Privacy. A Academia acrescenta ainda que, no final do bootcamp’, existe a possibilidade “de estágio em empresas parceiras”, além da “integração na própria equipa da Academia”.

As inscrições estão disponíveis até ao dia 18 de março, com as candidaturas a poderem ser feitas através do site da Trust Data Privacy. Como pré-requisitos, são pedidos conhecimentos de dados pessoais e privacidade, além de conceitos de processos de negócio e conhecimentos gerais de informática e inglês.

O principal inimigo da segurança informática? “Nós, as pessoas”