SAP e Apple vão trabalhar juntas na área da inteligência artificial

SAP | Apple
À esquerda Tim Cook, CEO da Apple. À direita Bill McDermott, CEO da SAP. Ambos anunciaram esta terça-feira uma nova parceria entre as duas tecnológicas durante o evento SAP Sapphire, em Orlando. Foto: SAP

Tecnológica alemã anunciou também que vai disponibilizar algumas das suas aplicações empresariais para o sistema operativo MacOS.

A SAP vai trabalhar com a Apple na disponibilização de ferramentas de inteligência artificial, destinadas para empresas, para os dispositivos móveis da marca da maçã. O anúncio foi feito esta terça-feira em Orlando, nos EUA, onde a tecnológica alemã está a organizar o seu evento anual para parceiros.

A parceria entre as duas empresas começou em 2010, quando a SAP adotou em força a utilização dos tablets iPad nos seus processos de trabalho. Mas foi em 2016, com o anúncio do lançamento de um kit de desenvolvimento específico para iOS, que a aproximação entre as duas empresas ficou mais vincada.

Agora, com o novo anúncio, os programadores que trabalham com o kit de desenvolvimento (SDK) da SAP para iOS vão passar a ter acesso à tecnologia Core ML, de aprendizagem automática, da Apple. Desta forma será possível criar novas aplicações e que têm ligação à plataforma de inteligência artificial SAP Leonardo. A nova versão do SDK fica disponível no final de maio.

“Quer estejas à procura de produtividade, eficiência ou experiência, a aprendizagem automática e a realidade aumentada vão ser elementos-chave na mobilidade. Temos que entregar a melhor informação à pessoa certa no momento certo, para que possa tomar a decisão certa. As coisas que este kit de desenvolvimento vai permitir fazer são ilimitadas”, disse Tim Cook, diretor executivo da Apple, durante o anúncio.

“Através das aplicações que constróis, com as tecnologias de inteligência artificial e realidade aumentada, não precisas de ficar com o trabalho pesado, podes focar-te noutras tarefas, o que é incrível”, acrescentou ainda Tim Cook.

Leia também | Paula Panarra: “Inteligência artificial vai ser crucial para a economia portuguesa”

Um dos exemplos dados em palco era relativo à indústria do retalho. Em vez do inventário dos produtos em prateleira ser feito de forma manual, através do registo da informação em folhas de papel, passa a ser possível usar um tablet para fazer o reconhecimento visual dos produtos. Se o sistema de inteligência artificial detetar um produto numa prateleira errada, vai emitir o alerta e indicar ao operador em que prateleira ele devia estar.

Bill McDermott, diretor executivo da SAP, anunciou ainda que a empresa vai disponibilizar algumas das suas aplicações empresariais para o MacOS, o sistema operativo para computadores da Apple.

Privacidade, “uma das grandes questões do século”

Além de chamar parceiro de negócio a Tim Cook, Bill McDermott disse que ambos estão muito alinhados com aquele que é um dos tópicos que tem gerado maior discussão nos últimos tempos: privacidade e segurança. “Estamos convosco no movimento de apoiar o Regulamento Geral da Proteção de Dados nas empresas”, disse o CEO da SAP.

Já Tim Cook usou uma analogia para destacar a importância do tópico. “Acreditamos que esta é uma das principais questões do século. Se pensarem no telemóvel que têm no bolso, há mais dados vossos nesse telefone do que em casa. Se alguém entrar em vossa casa esta tarde e vasculhar tudo, eles só saberão uma fração do que podiam saber se tivessem o vosso telefone. O mesmo é verdade para os negócios. Os dispositivos que os empregados trazem consigo, têm tanta informação sobre os vossos negócios, que é a joia que deve ser protegida”.

* A Insider/Dinheiro Vivo viajou para Orlando a convite da SAP

Como a tecnologia vai largar uma bomba na produtividade empresarial