Dos Açores para o espaço. Chegou a Agência Espacial Portuguesa

agencia espacial espaço

A nova Agência Espacial Portuguesa, a Portugal Space, foi apresentada publicamente esta tarde, com presença e intervenção do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor e da sua presidente, Chiara Manfletti.

Foi formalizada a 18 de março, mas só agora recebe a sua primeira apresentação ao público. A primeira agência espacial portuguesa chama-se Portugal Space e foi o grande destaque no Teatro Thalia, em Lisboa, do início da conferência Portugal Space, a ESA e o Programa Espacial Europeu (2021-2027).

A agência espacial portuguesa terá a sua sede na ilha de Santa Maria (Açores), onde será construída uma base de lançamento de microssatélites, mas também haverá instalações em Lisboa e noutros locais do país. Criada para desenvolver o setor nacional do espaço e promover e executar a estratégia portuguesa para o espaço, a Portugal Space tentará incentivar e gerir o desenvolvimento de infraestruturas, promovendo iniciativas e programas nacionais ligados ao espaço. O objetivo final passa por aumentar o investimento e o emprego qualificado, bem como a prestação de serviços ligados a ciências e tecnologias do espaço.

Presidida por Chiara Manfletti e Luís Santos, respetivamente presidente e vice-presidente, a Agência Espacial de Portugal está ligada à Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos.

10 factos que provavelmente não sabia (e deve saber) sobre a Lua

A conferência de hoje contou com um debate entre peritos e líderes de empresas e instituições cientificas, com a moderação de  Zita Martins, Astrobióloga, Professora do Instituto Superior Técnico e co-coordenadora do programa MIT Portugal. Participaram Ricardo Conde, da Edisoft, Teresa Ferreira, do GMV, Elsa Alexandrino, da Deimos Engenharia, Elsa Henriques, da FLAD, Ana Noronha, da Ciência Viva, Tiago Rebelo, do CEiiA, Jarle Brinchmann, do CAUP, e Rui Santos, do AED.

A rede PERIN (Portugal in Europe Research and Innovation Network), desenvolvida a partir do Gabinete de Promoção do Programa Quadro de I&DT, visa garantir uma estratégia de convergência efetiva para a Europa do Conhecimento até 2030 para promover as atividades de investigação e desenvolvimento em Portugal nas áreas de: saúde, inteligência artificial, tecnologias de produção e agroalimentar.

Leia também | Manuel Heitor: “Vamos tornar Santa Maria uma ilha 100% espacial”

Porto espacial dos Açores

Esta sexta-feira serão apresentados mais pormenores sobre a construção de um porto espacial nos Açores. A sessão será iniciada com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, e do Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia dos Açores, Gui Menezes.