Stadia: a plataforma de streaming de jogos da Google que promete concorrência às consolas

Stadia - Google

Pela primeira vez, a Google marcou uma apresentação para a Game Developers Conference. Vem aí a Stadia, uma plataforma de jogos com a marca Google, que promete jogos em várias plataformas, com acesso instantâneo. 

Era provavelmente um dos segredos mais mal guardados da indústria tecnológica – a aposta da Google no mercado milionário dos jogos, através de streaming. A Stadia é a nova plataforma da Google para o mundo de gaming, que quer tornar os jogos bem mais acessíveis.

“Queremos fazer uma plataforma de jogos para todos, acessível a todos – e falamos a sério”, explica Sundar Pichai, que explica que continuam a existir barreiras de hardware para quem quer jogar. Para isso, a Google transforma as coisas, numa lógica em que o hardware já não é uma peça fulcral para o desempenho dos jogos.

“O data center é a vossa plataforma”, indica a Google. É prometido acesso instantâneo a jogos, em menos de cinco segundos. Durante a demonstração da Google, bastava clicar num vídeo no YouTube para ver o jogo arrancar.

Não são precisos downloads – em palco, a partir de São Francisco, nos Estados Unidos, até era possível passar rapidamente entre dispositivos, com o jogo a acompanhar. Tudo começava num Chromebook, passando depois para um tablet, smartphone e, através de um Chromecast, um jogo num televisor.

No lançamento desta plataforma, a Google explica que estarão disponíveis jogos a 4K e, que, no futuro, almeja também a resolução 8K.

Numa conferência feita para programadores, a tecnológica quer apelar a quem desenvolve jogos para ajudar a expandir esta nova plataforma. A Id Software, responsável pelo desenvolvimento do conhecido jogo Doom, está a trabalhar com a Google. O responsável da Id esteve presente na apresentação da tecnológica, para reforçar que jogo ‘Doom Eternal’ vai estar disponível na Stadia, a 60 fps, em 4K com HDR.

Para acompanhar os jogos, há um periférico: um comando chamado Stadia Controller, com botões para atalhos: um deles leva o utilizador diretamente para o YouTube e outro permite aceder rapidamente ao Google Assistant. Para quê? A assistente digital da Google vai saber em que ponto do jogo é que está – e isto permitirá ter ajuda quando estiver preso em determinado momento do jogo.

Stadia - controlador

Juntar os jogadores no YouTube

No ano passado, foram vistas mais de 50 mil milhões de horas de conteúdos ligados a jogos no YouTube. Se a plataforma de vídeo da Google já juntava os criadores de conteúdos aos subscritores, agora a relação pode bem vir a ser reforçada. MatPat, do canal The Game Theorists, apresentou as potencialidades da plataforma, do ponto de vista dos criadores de conteúdos.

A funcionalidade Crowd Play permitirá colocar os fãs em jogo com os seus criadores favoritos – um botão permitirá a quem está a ver colocar-se na fila para jogar.

A plataforma Stadia chega este ano, primeiro nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e em alguns países da Europa. No verão, a tecnológica promete mais novidades, nomeadamente sobre os jogos que vão estar presentes no arranque do serviço.