Amazon põe fim às dúvidas: o novo quartel-general vai ser dividido entre duas cidades

Amazon Arlington
Este edifício, na área de Crystal City em Arlington, Virginia, tem sido apontado como uma das localizações para o novo quartel-general da Amazon. REUTERS/Al Drago

Há já muito tempo que a Amazon falava em escolher uma nova localização para o seu segundo quartel-general, numa corrida com várias cidades e localizações interessadas. Jeff Bezos já tomou uma decisão e o novo HQ2 estará dividido entre entre os estados de Nova Iorque e Virginia.

Durante um longo período de tempo, a Amazon veio a gerar a curiosidade, ao promover esta espécie de corrida para conseguir a localização do próximo grande quartel-general da empresa. A localização principal da Amazon em Seattle já não tem mais espaço possível para crescimento, o que levou a este ‘concurso’ para perceber quem poderia dar mais vantagens à empresa.

Leia também | Quem dá mais para conquistar Jeff Bezos e receber o novo quartel-general da Amazon?

Até aqui, a principal concorrente era a área metropolitana de Washington DC. Recentemente, soube-se também que a ideia do patrão da Amazon estaria a caminhar para a divisão deste HQ2, o que acabou por se confirmar. As áreas de Queens, em Nova Iorque, e Arlington, na Virginia, convenceram a Amazon – principalmente devido aos incentivos fiscais em causa.

Leia também | “Cloud” da Amazon abre escritório em Lisboa

O facto de a Amazon prometer cerca de 50 mil postos de trabalho e cinco mil milhões de dólares de investimento foi o suficiente para deixar várias cidades norte-americanas interessadas, com muitas propostas a terem vindo a público.

Depois da decisão tomada, é tempo de as propostas vencedoras serem escrutinadas. Até aqui, os detalhes das negociações foram estabelecidos com algum secretismo.

Leia também | Pilhas, consolas e capas para telemóvel: os gadgets mais vendidos na Amazon