Apple deveria ter “sido dividida há muito tempo”, afirma co-fundador da tecnológica

Steve Wozniak, co-fundador da Apple. REUTERS/Thomas Peter

ntrevista à Bloomberg, Steve Wozniak, co-fundador da Apple, critica a dimensão das grandes tecnológicas e defende que a empresa da maçã deveria ter “sido dividida há muito tempo, criando divisões independentes”. 

A entrevista à Bloomberg News é recheada de críticas às grandes tecnológicas, que acusa de terem demasiado poder – nessa vaga, está também incluída a Apple. “Sou fortemente contra os poderes de monopólio serem usados de forma injusta e anti-concorrência – não abrir o mundo a concorrência igualitária – e acho que isso está a acontecer muito nas Big Tech”, afirma o co-fundador da Apple.

Steve Wozniak sublinha que as afirmações sobre a divisão da Apple são a sua “visão”, referindo que a tecnológica deveria ter imitado a Hewlett Packard, criando divisões independentes, “há já muito tempo”.

Leia também | Apple pede desculpa por ter ouvido conversas da Siri e anuncia mudanças na privacidade

“Acho que as Big Tech cresceram demasiado, são forças demasiado poderosas na nossa vida e retiraram-nos opção de escolha”, afirma Wozniak. As principais críticas do co-fundador da Apple estão ligadas justamente à situação da privacidade, com o alvo apontado a empresas que usam os dados pessoais dos utilizadores como uma forma de monetização. 

Mesmo afirmando que a Apple deveria ter sido dividida, Wozniak diz estar orgulhoso de alguns produtos da Apple, que ao longo dos anos consegui ultrapassar o mercado dos computadores e expandir-se para outros terrenos, nomeadamente nos serviços. Nesta área, elege o Apple Pay como um dos favoritos. “Somos conhecidos no mundo dos computadores por facilitar a vida das pessoas”, explica, acrescentando que “com o Apple Pay e o cartão de crédito da Apple é tudo mais seguro”. 

Leia também | Apple Card. Empresa da maçã estreia novo cartão nos Estados Unidos

Esta não é a primeira vez que Wozniak critica as grandes tecnológicas. Em julho, já tinha afirmado que as pessoas deveriam sair do Facebook, por exemplo, devido a questões ligadas à privacidade. 

Facebook, Google e Amazon. Os ‘vilões’ do mundo digital continuam a ganhar rios de dinheiro