Apple redesenha o Mac Pro, com preços a partir dos 6 mil dólares

A Apple defende que “havia lugar para mais um” na linha de computadores da maçã. A vaga já foi preenchida: vem aí o Mac Pro, um computador virado para os profissionais mais exigentes. 

Tim Cook explica que “todos os subsistemas deste computador foram otimizados para a performance”. Começando pelo visual, é uma aposta ligeiramente diferente da Apple, com uma torre em metal, que no interior vai alojar aquilo que a marca defende como “a placa gráfica mais poderosa do mundo”.

Não há segredo no público-alvo deste computador: quem trabalha com edição de vídeo e de áudio, onde os programas são habitualmente pesados e as tarefas exigentes para os diferentes componentes.

A ideia é que o computador possa ser configurado dependendo das necessidades do utilizador – o que faz com que as características técnicas sejam bastante diversificadas. Há diferentes componentes dependendo se pretende editar vídeo ou não, por exemplo.

Já há quem esteja a trabalhar a pensar neste computador: os exemplos incluem a Adobe, Autodesk ou a Sefi. Na demonstração feita, o programa de edição de áudio Logic foi usado com pelo menos mil faixas de áudio em modo de edição – uma tarefa exigente. Na área de edição de vídeo, a demonstração foi ligeiramente diferente – mesmo com o vídeo em reprodução, foram aplicados filtros de cor, dispensando a parte de renderização do vídeo.

A acompanhar este computador há um novo monitor, o Pro Display XDR – um LCD de 32 polegadas, com retina 6K – “o maior ecrã retina que a Apple já fez”. Na parte traseira do monitor, mantém-se o design da torre do computador – mas há um propósito para isto: ajudar na dissipação do calor. Os modos de referência estão já incluídos, para que os profissionais possam comparar valores.

Além disso, há outra novidade neste monitor: a possibilidade de rotação do ecrã, passando de uma disposição horizontal para vertical. Mas há aqui uma questão: o stand deste monitor vai ser vendido como uma espécie de acessório, com valores na ordem dos mil dólares.

E preços? Só o computador rondará os 5999 dólares (cerca de 5300 euros), com a chegada ao mercado no outono. As configurações iniciais deste preço incluem um processador 8-core Xeon, 32GB de RAM, uma placa Radeon Pro 580X e um SSD de 256GB.

Já os preços do monitor Pro Display XDR arrancam nos 4999 dólares (cerca de 4400 euros). Resta agora saber se este computador chegará ao mercado português e com que preços.

Veja mais aqui sobre o evento anual de programadores da Apple: