Apple vai deixar de revelar número de equipamentos vendidos

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REUTERS/Stephen Lam

Provavelmente, esta foi a última vez em que a Apple revelou números sobre os equipamentos vendidos. A partir de agora, a marca da maçã já não revelará quantos iPhone, iPad ou Macbook consegue vender num trimestre.

Esta semana, a Apple revelou os seus resultados financeiros para o quatro trimestre deste ano. Luca Maestri, o CFO da empresa, deu outra novidade ao mercado, além da saúde financeira da empresa: a partir de agora, há um ‘lockdown’ de informação relativamente a vendas da Apple.

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“Como já dissemos várias vezes, o nosso objetivo é fazer bons produtos e serviços, que possam enriquecer a vida das pessoas e conseguir garantir uma melhor experiência ao consumidor”, disse Maestri. “Como temos demonstrado na nossa performance financeira, nos últimos anos, o número de unidades vendidas num período de 90 dias não é necessariamente representativa daquilo que está escondido na força do negócio”, justificou o responsável financeiro.

Até aqui, a Apple ainda revelava números de vendas sobre os seus computadores, tablets e smartphones – de fora ficaram sempre as vendas da Apple TV ou da coluna inteligente HomePod e até do Apple Watch (embora a Apple se gabe de ter o smartwatch mais vendido do mundo).

Neste discurso do CFO, a Apple não dá, ainda assim, uma justificação que seja totalmente concreta para esta decisão. No entanto, olhando com atenção para os últimos números da Apple, é notório que a empresa pode ver as vendas abrandar, mas continua a ganhar dinheiro, devido ao aumento médio dos preços dos equipamentos.

Veja-se o caso do número de iPhone vendidos durante o último trimestre: a Apple vendeu mais 200 mil telefones, chegando aos 47 milhões de telefones vendidos. Um aumento de 200 mil iPhone pode parecer pouco, mas o contexto das receitas desta área é diferente: trata-se de um crescimento de 29% relativamente ao mesmo período de 2017. Tudo isto porque a marca aumentou o preço médio do iPhone: agora, em média, um smartphone da Apple custa 793 dólares (cerca de 692 euros).

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“Uma unidade de venda é menos relevante para nós hoje em dia do que era no passado”, acrescentou também Luca Maestri.

Para a posteridade ficam os últimos números vendidos da Apple: uma queda de 6% em relação ao mesmo trimestre do último ano para os iPad, com 9,7 milhões de unidades vendidas.

Do lado dos Macbook, as vendas tiveram uma quebra de 2%, totalizando 5,3 milhões de unidades vendidas.

Esta semana, a Apple apresentou novos produtos: um novo iPad, que diz adeus ao botão físico ‘Home’ e também novos Macbook.