Ataque informático aos hotéis Marriott terá exposto dados de 500 milhões de clientes

Marriott
REUTERS/Andrew Kelly

O sistema de reservas da cadeia de hotéis Marriott foi alvo de um ataque informático, o que terá dado aos hackers acesso a informações pessoais de um potencial universo de 500 milhões de clientes.

O ataque foi direcionado à base de dados da marca Starwood Hotel, que faz parte do grupo Mariott International. O ataque foi assumido pela empresa, que refere também que já começou a investigação e que terá percebido que um acesso indevido copiou e encriptou informações dos clientes. Segundo a CNBC, este acesso estaria disponível desde 2014.

Entre a informação que terá sido corrompida estão dados como nomes, moradas, números de telefones, endereços de email, números de passaporte, datas de nascimento, género e outras informações pessoais, revelou o grupo Marriott.

A empresa não descarta a possibilidade de o ataque ter tido acesso a números de cartão de crédito e respetivas datas de validade do cartão. Ainda assim, o Marriott refere que estes dados estariam encriptados.

A questão é que o grupo também refere que, para ultrapassar a encriptação dos dados dos cartões, são precisos dois componentes. O hotel assume que, neste momento, não é possível garantir que também estas informações não tenham sido roubadas.

Os hotéis Starwood foram comprados pelo grupo Marriott, em 2016. O grupo Marriott refere também que o ataque informático já foi comunicado às autoridades competentes e que já iniciaram os processos de notificação às entidades reguladoras.