‘Batota’ no GTA online termina em multa de 150 mil dólares

GTA Online

Não é a primeira vez que os grandes estúdios de jogos processam quem cria esquemas ou pequenas batotices para conseguir contornar as regras dos jogos. O mais recente processo do género realizou-se nos Estados Unidos, com um tribunal da Flórida a exigir um pagamento de 150 mil dólares.

Tudo porque Jhonny Perez criou um esquema, chamado Elusive, que permitia aos jogadores de GTA Online ter acesso a uma quantidade infinita de dinheiro no jogo e outros facilidades. A questão é que esta ferramenta era paga.

De acordo com a acusação, esta ferramenta violava as normas criadas pela Take Two Interactive, dona da Rockstar Games, e que tem os direitos para a franquia GTA. A acusação refere ainda que este tipo de ferramentas desequilibra o jogo, com jogadores que conseguem avançar de uma forma muito mais rápida.

Leia também | “Talento português nos videojogos é tão bom ou melhor do que aquilo que é feito noutros países”

Jhonny Perez terá de pagar 150 mil dólares e ainda mais de 66 mil dólares em despesas de representação, totalizando 216 mil dólares (cerca de 191 mil euros).

A ferramenta Elusive foi desativada em 2018, depois de a Take-Two conseguir encontrar Perez. Na altura, o criador da ferramenta referiu que iria doar o dinheiro arrecadado a instituições de caridade – ainda que não tenha especificado o valor conseguido. Como Perez optou por não mostrar os registos financeiros da Elusive, a Take-Two optou por avançar para julgamento.

Conheça os jogos mais rentáveis de 2018 e quanto milhões faturaram