Regulador francês multa Apple em mil milhões de euros

Apple, iPhone, App Store
EPA/ARMANDO BABANI

A autoridade da concorrência francesa multou a Apple em 1,1 mil milhões de euros. Distribuidores Tech Data e Ingram Micro também foram multados.

O regulador para a área da concorrência de França voltou a multar a Apple. Desta vez, a autoridade francesa considerou a Apple teve atitudes anti-concorrenciais no mercado da distribuição de equipamentos.

Assim, além de multar a Apple em 1,1 mil milhões de euros, também foram multadas as distribuidoras da tecnológica, a Tech Data e a Ingram Micro, avança a Reuters esta manhã de segunda-feira, dia 16. A Tech Data foi multada em 76 milhões de euros e a Ingram Micro em 63 milhões.

Leia também | Apple mantém conferência anual WWDC – mas só no digital

Citada em comunicado, Isabelle de Silva, a presidente da Autoridade da Concorrência francesa, refere que “a Apple e dois dos seus distribuidores concordaram em não competir uns contra os outros e prevenir distribuidores de competir, esterilizando o mercado grossista de produtos da Apple”.

No início de fevereiro deste ano, a entidade já tinha aplicado uma multa de 25 milhões de euros à tecnológica americana, após considerar que a Apple estava propositadamente a tornar mais lentos os modelos antigos de iPhone, através de atualizações de software.

França multa Google em 150 milhões de euros