Boston Dynamics define metas de produção e quer dar várias usos aos seus cães-robô

Boston Dynamics
O SpotMini da Boston Dynamics.

A empresa responsável pela produção de cães-robô, que já conseguem andar sozinhos, abrir portas e evitar obstáculos, quer fabricar mil unidades a partir de 2019. Outra novidade? Quer que os seus robôs possam ser utilizados para diferentes funcionalidades. 

Podem não ter o ar mais agradável do mundo, mas os cães robóticos fabricados pela Boston Dynamics, os SpotMini, poderão vir a ter vários usos, pelo menos na visão da empresa. A empresa de 26 anos vai ainda mais longe: ambiciona ser “aquilo que o sistema operativo Android é para os telefones: uma base versátil para aplicações ilimitadas”.

Uma delas poderá passar até por fazer companhia a idosos ou ajudar a abrir portas. Em outros usos, bem mais previsíveis, a Boston Dynamics refere, citada pelo Gizmodo, que os SpotMini poderão ser utilizados para entregas de encomendas.

Embora haja empresas como a Amazon ou a UPS que pretendem utilizar outras formas alternativas para entregar encomendas, estes robôs poderão trazer menos problemas a nível de regulação, especialmente quando comparados com os veículos não tripulados que estão nos planos tecnológicos destas empresas.

Além das entregas, a Boston Dynamics aponta ainda outro futuro para estes SpotMini, que poderá passar pelos acessórios, que poderão ser produzidos por outras empresas. Na prática, a ideia será a de, ao comprar um destes cães-robô, possa quase ser “personalizado” à medida das necessidades do comprador (segurança, construção, etc).

Depois de vários testes, a Boston Dynamics refere que já “conseguiu produzir dez [SpotMini] à mão, estamos a construir cem com fabricantes até ao final deste ano e, no final de 2019, queremos começar a produzir a um ritmo de mil por ano”, explicou o fundador da Boston Dynamics, Marc Raibert, na CeBIT, em Hannover, na Alemanha, refere o Gizmodo.

Os SpotMini não são o único projeto da Boston Dynamics, embora sejam o mais reconhecido, principalmente quando é feita a associação aos cães-robô que figuraram num dos episódios da série Black Mirror, da Netflix. A antologia de contos do mundo da tecnologia utilizou um cão-robô semelhante, num aterrorizante episódio da quarta temporada.

A Boston Dynamics é também responsável pelo robô humanóide Atlas, que consegue já fazer acrobacias e correr sozinho num jardim.

Este artigo foi originalmente publicado na edição de 26 de julho de 2018 do Diário de Notícias