Brasil multa Facebook em 1,46 milhões de euros

DR

A justiça brasileira anunciou que irá aplicar uma multa de 1,46 milhões de euros ao Facebook, devido à partilha de dados de utilizadores.

A justiça brasileira vai punir o Facebook com uma multa de 6,6 milhões de reais, 1,46 milhões de euros, à conversão atual. Em causa estará a partilha de dados de 443 mil utilizadores da rede social, que o departamento de proteção de consumidor considerou como imprópria.

O anúncio da multa foi feito pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, que ressalvou que “o futuro da proteção do consumidor está nas redes digitais”, escreveu no Twitter. “Passou o tempo no qual o problema era a troca do liquidificador quebrado (embora este também precise ser substituído)”, acrescentou.

Leia também | Facebook. Nova fuga terá deixado expostos dados de 267 milhões de utilizadores

Sérgio Moro referiu ainda que a maior rede social do mundo tem falhas na forma como protege a informação dos utilizadores, nomeadamente no que toca à inclusão de medidas de privacidade nos perfis.

O Facebook, que tem agora dez dias para recorrer da multa, já reagiu à penalização. “Estamos focado na proteção da privacidade das pessoas”, indicou a rede social, citada pela Reuters. A empresa de Mark Zuckerberg aponta também que tem vindo a introduzir restrições que limitem a informação a que os programadores de aplicações podem aceder.

Leia também | Facebook oficializa compra da espanhola PlayGiga

Esta investigação da justiça brasileira foi iniciada em 2018, na sequência do caso Cambridge Analytica.

De acordo com os números da Statista, o Facebook tem 79,4 milhões de utilizadores no Brasil.

 

Zuckerberg é dono de quatro das apps mais descarregadas dos últimos dez anos