Procuradoria de Los Angeles (EUA) revelou que hackers usam tomadas USB em locais públicos para copiar dados dos telemóveis.
A procuradoria de Los Angeles, nos Estados Unidos, está a alertar para que se evite carregar o smartphone em tomadas USB em aeroportos, hotéis ou outros locais públicos. Em causa está o facto de hackers usarem estas tomadas em locais públicos para copiar dados dos telemóveis.
“Os viajantes devem evitar usar tomadas de energia USB em aeroportos, hotéis e outros locais, pois podem conter malware [programa informático malicioso]“, pode ler-se no site da procuradoria.
Avoid using public USB charging stations at airports and other locations. Deputy District Attorney Luke Sisak explains how the “juice jacking” scam works. #FraudFriday #fraud #fraudalert #crime #scams #scamalert pic.twitter.com/P4YPw9hUZu
— Los Angeles County District Attorney (@LADAOffice) November 8, 2019
Neste esquema de roubo de dados conhecido por “juice jacking“, os criminosos carregam programas maliciosos através das próprias tomadas. Para o utilizador pode ser rápido e até conveniente recorrer a estas tomadas, mas o procurador Luke Sisak deixa o aviso: “um carregamento gratuito pode tirar todo o dinheiro da sua conta bancária”.
Como medidas de proteção, os responsáveis recomendam que quem viaje utilize os seus próprios carregadores do telemóvel, e não apenas o cabo; recorrer a carregadores para tomadas dos isqueiros dos carros; e ainda considerar comprar uma bateria portátil (as conhecidas powebanks) para maior comodidade e segurança.
Facebook divulga novo plano para proteger eleições dos EUA de desinformação